Negligência e corte de custos gera clima de insegurança

RPBC

A RPBC tem sofrido frequentes invasões, em diferentes áreas da unidade, denunciadas constantemente pelos inspetores de segurança ao SOP-IF. Entretanto, nenhuma providência vem sendo tomada.

Mesmo com os registros dos Inspetores à gerência, em recente reunião da diretoria do Sindipetro-LP com o RH local, os representantes da Companhia alegaram que não havia informações sobre a falta de segurança na unidade e que a situação seria averiguada.

Preocupada em cortar custos, a gerência da RPBC pouco fez pela segurança dos trabalhadores desde amorte do segurança patrimonial Francisco Eduardo de Campos Filho, que trabalhava para a empresa EVIK. Francisco foi morto após oito bandidos roubarem um caixa eletrônico na refinaria.

Além da falta de efetivos, há cercas danificadas em toda a refinaria, falta de iluminação na divisa com a rodovia, mato alto, que dificulta a vigilância, entre outros problemas já relatados pelos seguranças.

Mais uma vez, alertamos que vidas estão em risco por responsabilidade da Companhia. A falta de investimentos em segurança preventiva e a negligência da gerência diante dos alertas do Sindicato e dos trabalhadores não podem continuar.