Sai mês, entra mês e nada muda. Aí, não tem jeito... Petrolino mete bronca!

EDISA

Era caguete, sim! Ai se Bezerra da Silva estivesse vivo! Estaria milionário porque a música dele não sai de moda. Durante a greve do dia 24, no Edisa, tinha petroleiro dedo de gesso enviando mensagem para supervisor informando quem estava aderindo o movimento, que horas chegou, que horas foi embora. Tá tudo registrado, malandragem. Será injustiça se esta pessoa não receber promoção, avanço de nível. Pena que não será um reconhecimento por competência, mas sim por deduragem... Era caguete, sim!

Acordou com o Galo Não estamos falando do Atlético/MG, mas sim de supervisor do EDISA, do Compartilhado, que, para não passar vergonha no dia da greve de 24 horas, chegou 5h27 só para não ter que dar de cara com as faixas, os panfletos e com a categoria em greve. Quer entrar para trabalhar? Abaixa a cabeça e entra no meio da galera a partir das 7 horas...

Hora do rango é sagrada Lá no prédio tem controle pra tudo. Só não controlam chefia que bate ponto atrasado. A peãozada tem sofrido um bocado. O controle de ponto no refeitório do 3° andar vem acabando com a tranquilidade de todo mundo na hora do rango. Antes dessa novidade, tava tudo numa boa, clima organizacional bom, espaço de descontração ao longo do estresse diário, foi tudo por água abaixo. Zero de Gestão de Pessoas, Zero de ambiência organizacional, Zero de Progresso, é só Retrocesso... A rapaziada que usa o refeitório é tudo profissional, basta ver os resultados e metas cumpridas. Vamos parar com isso porque a hora do rango é sagrada, como dizia minha avó.

MEXILHÃO

Quem não tem colírio, usa óculos escuros Dia desses um trabalhador teve que desembarcar por conta de uma conjuntivite daquelas. Só que o que mais surpreendeu a galera é que esse companheiro viajou em um voo comum com todo mundo junto. Até mesmo os mais leigos sabem que essa doença é infectocontagiosa e que o certo seria ele estar sozinho. Quero entender qual o logico disso? Transporta um e deixa todo mundo ou economiza e contamina a força de trabalho?

Nessa bumba eu não ando mais Um grupo de operadores da sala de controle que está embarcando esporadicamente e aguarda acordo sindical para ser desimplantado e iniciar regime de turno em terra anda pra lá de incomodado com a “economia de palito” da empresa. Eles são obrigados a partilhar transporte com um monte de gente, em horários diferenciados e às vezes levam uma hora para chegar em casa. A coisa parece bumba de lotação. Tá mais fácil ir a pé do que usar o transporte. Vamos cumprir o que foi prometido em mesa e parar de abusar da rapaziada.

MERLUZA

Só Jesus na causa Tem um Gerente que resolveu limar tudo que é custo nas plataformas. A última do cara é promover o desembarque de dois profissionais que são os socorristas, um mantenedor é o profissional de educação física. Numa situação de emergência só dependemos do enfermeiro. E se acontecer algo com o enfermeiro? Só Jesus? Para tentar amenizar esse absurdo, esse cidadão disse que vai rolar um treinamento com alguns residentes para assumirem o posto. Haja falta de comprometimento com a saúde e segurança.

Tá vazando tudo A coisa anda pra lá de ruim em Merluza. O mês de julho foi campeão em vazamentos com exposição a agentes químicos. A coisa foi tão feia que doze trabalhadores foram expostos e muitos deles tiveram que fazer exame de urina ácido transmucônico. A gerentada anda querendo amenizar a situação e tem propagado aos quatro ventos que foi um pequeno vazamento. Se foi tudo tão lindo por que não houve divulgação? Por que o Sindicato não soube de nada? Outras perguntas pairam no ar. Será que teremos investigação do incidente? Cadê o QSMS? Com a saúde de trabalhador não se brinca!

Tem chefe de fronteira no aeroporto A nova sala de embarque de Itanhaém foi inaugurada com uma lista de novas regras. A última é que os embarcados não podem mais levar café, chocolate, bala, pipoca, chimarrão e outras guloseimas para a plataforma. A coisa tá parecendo Polícia Federal na imigração. Os vigilantes têm ordem para não deixar passar nada. Antes não podia sair da plataforma com comida porque poderia caracterizar roubo. E agora? Caracteriza o quê? O pior é que no quiosque não tem tudo o que a rapaziada quer e o preço é de furar os olhos. Vamos para com isso e deixar a rapaziada ser feliz!

UTGCA

Era uma unidade muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada A Lei 5.811/72, Art. 4o, é muito clara em relação aos direitos dos trabalhadores em regime de turno de revezamento de 12 horas. Nela, consta a obrigatoriedade de existir no local de trabalho ”um alojamento gratuito e adequado para descanso e higiene”, mas parece que a gerência da UTGCA não sabe disso. Eles só faltam cantar a música do Vinicius, “Mas era feita com muito esmero. Na Rua dos Bobos. Número Zero”. Os companheiros da operação não têm alojamento e vestiário decentes. Tudo no improviso. Para piorar o pacote, a sala de trabalho não atende as condições ergonômicas exigidas pela NR-17. O Sindicato já se mexeu pra exigir que isso mude, porque do jeito que tá não dá pra ficar.

São João ainda não acabou na UTGCA É tanta explosão e fogo na UTGCA que tá parecendo festa de São João na unidade. A coisa lá tá tão feia que em menos de quinze dias aconteceram dois princípios de incêndio. O Sindicato já foi pra cima da gerência para exigir o fim de tanta insegurança. Com razão, a peãozada tá cabreira.

RPBC O barato sempre sai mais caro Está tendo um trabalho de carregamento de catalisador nos reatores da HDT 2, da carteira de diesel. O trabalho é feito com acompanhamento da operação da unidade. Mas durante a greve deram aval pra contratada tocar o trabalho sem a operação. É lógico que isso foi uma afronta. Só que nesse dia a terceirizada carregou o dobro de catalisador do que nos outros dias. Ninguém sabe como foi feito esse serviço e a custa de quê. Só que no dia seguinte da greve um GG deu a ordem que a operação não ia mais acompanhar esse serviço. Com isso, o reator pode ter caminhos preferenciais e diferencial de pressão altos, o que complicaria a operação da unidade quando ela estiver pronta, fazendo reações sem a mesma qualidade. Essa coisa de terceirizar tudo a qualquer custo tá saindo muito caro pra Petrobrás e pra peãozada.

Tira essa mão boba daí Toda terça-feira é a mesma coisa... lá vem a gerentada fuçando tudo para a Auditoria Comportamental. Até aí, tudo bem, se for pra ver o que tem de errado e apontar melhorias. O povo da refinaria já tá mais do que acostumado. Mas dessa vez foi bem diferente. Uma ex-gerente de SMS resolveu extrapolar todos os limites. A mocinha, que não tem um histórico muito bonito, resolveu entrar no vestiário masculino e meter a mão boba em tudo. Isso mesmo! Ela resolveu abrir os armários para dar aquela conferida. A coisa foi tão feia que só faltou cão farejador. Será que vão aplicar o código de ética pra essa empregada ou só vale pro peão do chão de fábrica?

Bin Laden tá trabalhando na Destilação O assédio anda rolando solto lá na Destilação. Tem um cidadão que é gentilmente conhecido como Bin Laden, que anda tocando o terror. O cara não tem o menor pudor em fazer ameaças. Andei sabendo que 3 operadores sofreram nas mãos dessa criatura. Tudo porque se recusaram a sair do ADM para substituir operador do turno ausente no horário das 7X15. Quem entra nesse esquema é na base do voluntariado. Afinal, deveria ser tarefa de um programador de manutenção, cargo que não existe na Petrobrás. A chefia, que é malandra, usa esse artificio faz muito tempo e abusa da boa vontade da rapaziada, dando o nome bonito de proatividade. Só que na RPBC chegamos ao limite do constrangimento quando um GG inventa que agora existe uma determinação da alta cúpula para coagir a rapaziada. E ainda ameaça de pegar o operador pelo braço e levar ele até a área se for necessário. Volta para Al-Qaeda, que teu lugar é lá!

Mais segurança nessa parada No mês de outubro começa a parada de manutenção de seis unidades. Só que toda vez é a mesma coisa, os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos e acontecem acidentes. Tá na hora de fazer uso do Cipa na Parada para que a rapaziada da Cipa acompanhe o processo todo e assim reverta essa realidade. Bora fazer a coisa certa?

UO-BS

UO-BS tá parecendo a Torre de Babel Apesar do GG da UO-BS dizer que estamos passando por uma crise, afirma que para segurança não existe. E tudo que for preciso em material e treinamentos de segurança não será cortado. Falta avisar o gerente de base do ativo norte, que insiste em cortar custos e cancelar curso de NR-35 (trabalhos em altura) para as plataformas. Acho que isso tá parecendo a Torre de Babel, onde cada um fala uma língua diferente. Vamos arrumar um tradutor, apertar a tecla SAP ou resolver esse jogo de empurra-empurra!

PILÕES

Mãos para o alto, novinho O caso da falta de segurança, em Pilões, já virou caso de polícia. No mês de julho um companheiro do adm tava voltando para casa e foi sequestrado. Isso mesmo, sequestrado! Esse fato não é isolado já que lá sempre tem assalto. Tá faltando acontecer o que para a chefia melhorar a segurança e aumentar o número de câmeras?

ALEMOA

Trocando gato por lebre A troca das caldeiras da Alemoa já é conversa antiga, mas a atual gestão não vai aceitar. Vão contratar duas caldeiras ambulantes e na rabeira tão querendo terceirizar a operação. Eu tô louco ou agora pode terceirizar atividade fim? Outra coisa, os equipamentos novos continuam sendo movidos a óleo e não a gás como exigem os órgãos competentes. E irão poluir da mesma forma. A desculpa é que as outras são velhas, mas e essas? Tão trocando gato por lebre!