Em série de reuniões, FNP define estratégias para unir forças em defesa da Petrobrás

A direção da FNP se reuniu na última semana para deliberar, dentre diversos assuntos, a unificação da luta pela defesa da Petrobrás. As reuniões aconteceram nos dias 19 e 20, no Rio de Janeiro. No início dos trabalhos, a diretoria formou uma comissão para participar de uma reunião de última hora com o gerente de RH da Transpetro. Na pauta da reunião, a comissão defendeu que sejam revertidas punições aplicadas a trabalhadores de Taubaté, base do Sindicato de São José dos Campos. Depois de várias arguições de ambos os lados, a gerência do RH ficou de verificar todos os fatos expostos, para só então dar resposta à federação.

A diretoria da FNP também autorizou a confecção de 100 mil cartilhas em defesa da Petrobrás, que foi elaborada pelo Sindipetro-LP e revisada pela federação, e 50 mil cartilhas feitas pelo Sindipetro-RJ. As cartilhas serão distribuídas em todo Brasil, onde há - prioritariamente - unidades da Petrobrás.

A diretoria formou comissão composta pelos diretores da FNP, Agnelson Camilo, do Sindipetro PA/AM/MA/AP, Adaedson Costa, Sindipetro-LP, José Ademir da Silva e Wesley Bastos, de São José dos Campos, Clayton, do Sindipetro-RJ e Cesar Augusto, diretor do Sindipetro-LP. Esta comissão tem a responsabilidade de participar da reunião com a FUP para insistir na construção da unidade dos 17 sindipetros para lutar contra o desinvestimento, aplicado pelo governo federal pelas mãos de Bendine, e contra o PLS de José Serra. A reunião com a outra federação, ainda em caráter informal e muito embrionária, foi realizada no dia 20 e pode ser considerada um primeiro passo para que se construa de fato uma reunião entre as duas federações.

Vivemos um momento histórico e as divergências entre as federações não podem servir de obstáculo para a necessária unidade. A FUP, que estará reunida dia 25 de agosto para deliberação de seu conselho, ficou de responder oficialmente sobre a união das entidades após esta data. Esse foi o primeiro passo dado, porém ainda há muito que ser conversado.

Os trabalhos da FNP continuaram na quinta-feira (20) com a deliberação de um calendário de lutas, que posteriormente será divulgado para a categoria. Também no mesmo dia, a FNP protocolou na Petrobrás a pauta de reivindicações da categoria para o ACT 2015, pois a diretoria entende que, apesar da luta em defesa da Petrobrás, não podemos abrir mão da luta pelos direitos da categoria.

Outro ponto importante foi a deliberação do seminário de imprensa da FNP, que será nos dias 10 e 11 de setembro, com plenária ampliada no dia 12 de setembro.

Convocamos todos os petroleiros de todas as bases a se unir em defesa da Petrobrás. Juntos, somos mais fortes!