Sindipetro-LP cobra soluções para problemas apontados pela categoria

Benefício Educacional

O Benefício Educacional, uma das conquistas da categoria e importante ferramenta para a formação profissional e pessoal dos trabalhadores, tem sido motivo de muitas reclamações por parte dos petroleiros, que procuram o Sindicato para pedir ajuda e orientação.

Diante das reclamações, que apontam os mesmos problemas, o Sindipetro-LP tem cobrado em reuniões no Rio de Janeiro com as gerências de Ambiência, com a gerências de Recursos Humanos da RPBC e com o gerente de Serviços Compartilhados soluções para as dificuldades relatadas.

Dentre as reclamações, várias pessoas relataram ter recebido descontos referentes ao benefício, em folha, sem que houvesse tempo suficiente para que o trabalhador questionasse o valor cobrado.

Outra reclamação dos petroleiros é a falta de um atendimento pessoal, para que se resolvam questões excepcionais, não previstas no canal eletrônico disponível para os beneficiários, como envio de declaração para inscrição de dependentes que mudam de instituição de ensino ou de modalidade escolar.

Também há reclamações referentes à rigidez no prazo de prestação de conta dado ao trabalhador com perda do benefício, mas que para resposta da empresa não se observa o mesmo critério, já que muitas vezes não se cumpre o prazo estipulado.

Ainda sobre os canais de comunicação do Benefício Educacional, as respostas e solicitações por parte da empresa só são disponibilizadas por meio de chave, o que dificulta o acesso quando o trabalhador está de férias, liberado, cedido ou em outra atividade sem acesso ao Lotus Notes. Em casos de indeferimento, o trabalhador não encontra um direcionamento de como proceder em caso de indeferimento, recebendo respostas subjetivas, sem orientação passo a passo de como agir.

Além das demandas passadas pessoalmente pela diretoria do Sindicato nas reuniões com as gerências e visto que os problemas não afetam somente os petroleiros do Litoral Paulista, o Sindipetro-LP oficializou a cobrança, enviando o ofício (clique aqui) para as gerências mencionadas. A diretoria também irá cobrar soluções, juntamente com os demais sindicatos da FNP, durante a reunião de acompanhamento de ACT, nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro.