Com aliança PSDB-Dilma (PT), Senado aprova entrega do pré-sal

Soberania ameaçada

Após seis horas de discussão, o Senado aprovou na noite da última quarta-feira (24) – com 44 votos sim e 24 votos não – o PL de autoria do senador José Serra (PSDB) que permite às petrolíferas estrangeiras explorar o pré-sal sem fazer parceria com a Petrobrás.

Para aprovar o projeto, o PSDB contou – infelizmente – com a aliança do governo Dilma (PT). Isso foi possível através da aprovação do substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao PLS 131/2015 de Serra. O texto aprovado estabelece que a Petrobrás deverá se manifestar sobre sua preferência como operadora dos campos que serão licitados e essa manifestação será avaliada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A palavra final do CNPE é sempre da Presidência da República.

Entretanto, deve-se ressaltar que na prática esse substitutivo tem pouco efeito porque basta qualquer pressão externa – e o que mais ocorre com o governo federal é ceder às pressões – que a Petrobrás fica fora. O CNPE foi o órgão que decidiu leiloar o Campo de Libra quando tinha todas as condições legais de outorgá-lo diretamente à Petrobrás. A diretoria da Petrobrás, a quem seria concedida a preferência, é nomeada pelo governo, portanto está suscetível às mesmas pressões. O substitutivo é, na prática, a mesma coisa do projeto inicial.

Por isso, o apoio do governo ao projeto de Serra representa uma enorme capitulação à velha direita e à indústria do petróleo. “Fomos derrotados por uma aliança do governo com o PSDB (…) Nos sentimos abandonados”, afirmou o senador petista Lindbergh Farias.

O projeto, que agora segue para a Câmara dos Deputados, aprofunda a entrega do petróleo brasileiro às multinacionais. Em tom provocativo, senadores de partidos da direita tradicional como PSDB e PMB chegaram a afirmar que seguiam a orientação do governo federal ao votar a favor do projeto.

A presidente Dilma, que chegou a afirmar que lutaria com todas as suas forças em defesa do pré-sal, deve uma explicação aos movimentos sociais, aos petroleiros e a todos os brasileiros. Esta medida aprofunda ainda mais a privatização da Petrobrás e do pré-sal, que caminha a passos largos com o desinvestimento aplicado pelo governo através da venda de ativos. Os ataques partem de todos os lados!

Fernando Siqueira, que esteve na tarde desta quarta-feira (24) na sede do Sindipetro-LP, explica no vídeo por que esse projeto representa um grande retrocesso para o projeto de um país soberano e de uma Petrobrás a serviço do povo brasileiro.