Assembleia de rerratificação e plenária encerram atividades

10º Congresso da FNP

O último dia do 10º Congresso Nacional da FNP, neste domingo (24), foi dividido em dois momentos. No início da manhã, uma assembleia aprovou por unanimidade a rerratificação da fundação e do estatuto da FNP, além de eleger e empossar a nova diretoria da entidade para um mandato de três anos, cumprindo o que exige a legislação para o seu reconhecimento.

Logo após, a plenária final do 10º Congresso aprovou as resoluções discutidas nos grupos de trabalho realizados no dia anterior. Em apenas uma proposta, sobre a posição em relação ao processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff, não houve consenso e foi preciso debater e votar. Mas com o empate entre as propostas de caracterizar ou não o impeachment como golpe (40 votos para cada, além de 10 abstenções) a FNP não terá posição definida sobre o assunto.

Por outro lado, a posição contrária ao governo interino de Michel Temer foi unânime e a possibilidade de participação ou não nas várias frentes populares existentes será levada para apreciação e deliberação das assembleias de base. Todas as demais propostas aprovadas por unanimidade ou maioria nos grupos de trabalho serão incorporadas ao caderno de resoluções do 10º Congresso, que deverá ser concluído e divulgado durante o mês de agosto, incluindo a pauta para a Campanha Reivindicatória deste ano, cuja data-base é 1º de setembro.

Durante quatro dias, entre quinta (21) e domingo (24), cerca de 200 petroleiros eleitos nos congressos, plenárias e assembleias de base, estiveram reunidos em Macaé, no norte fluminense, para debater assuntos de interesse da categoria e de toda a classe trabalhadora em torno do tema geral “Nenhum direito a menos! Por uma Petrobrás 100% estatal!”. Além da assembleia de rerratificação e da plenária final realizadas neste domingo, a programação contou com a 4ª Plenária Nacional de Aposentados, Pensionistas, Saúde e Previdência, o Encontro de Comunicação, plenária de prestação de contas, mesas de debates, grupos de trabalho e diversas reuniões. A avaliação geral é a de que a categoria sai do 10º Congresso Nacional da FNP mais preparada e fortalecida para enfrentar o desinvestimento e a venda de ativos na Petrobrás, além da Campanha Reivindicatória.

Fonte: FNP