Polícia Federal detêm oito estivadores e PM guarda terminal da Libra

Solidariedade

A polícia federal deteve oito estivadores, na manhã desta quinta-feira (22), e os levou para a delegacia da praça Mauá, no Centro de Santos, onde a categoria se reuniu para protestar. A Libra chamou a polícia federal e a tropa de choque da PM para conter a manifestação dos estivadores em seu terminal, na Ponta da Praia, em Santos.

A federal levou os trabalhadores para a delegacia, a militar se dirigiu para o terminal e o navio ‘Ocean blue’ voltou a operar com mão de obra estrangeira, contrariando a lei dos portos e a constituição federal.
Embora em greve, os estivadores estavam a bordo, desde as 7 horas, na defesa dos postos de trabalho. Eles impediam que a embarcação operasse carga e descarga com mão de obra própria.
A greve nos terminais de contêineres Santos Brasil, Libra e Brasil Terminais Portuários (BTP), iniciada às 7 horas de segunda-feira (19), entra em seu quarto dia.

O Sindicato dos Petroleiros repudia a prisão arbitrária dos trabalhadores, assim como a criminalização da greve da categoria, que é legal e justa. A categoria reivindica melhores salários e o respeito à lei dos portos e à própria constituição. Todo apoio aos estivadores em greve!