Pela unidade, FNP se integrará a ato da FUP e reitera convite para mesa única de negociação

ACT

No último dia 15, terça-feira, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviou à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) ofício intitulado “Convite à Unidade” (leia aqui). No documento, os dirigentes da outra federação fazem algumas propostas para a construção da unidade da categoria para lutar contra a retirada de direitos e a privatização da Petrobrás.

Nesta quarta-feira (16), a FNP respondeu ao ofício da FUP positivamente (leia aqui), confirmando presença no ato do dia 18, em frente ao Edise, e aproveitando para fazer um convite: que a FUP e todos os seus sindicatos componham a mesa de negociação com a Petrobrás nesta quinta-feira, às 9 horas, na UP (Universidade Petrobrás). Dessa forma, consolidaríamos a necessária mesa única de negociação. Além disso, a FNP também propõe reunião o mais breve possível, conforme citado na carta da FUP.

O Sindipetro Litoral Paulista, não apenas sua direção, mas toda a categoria, vem investindo na unidade nacional dos sindicatos, federações e trabalhadores para resistir aos ataques de Temer e Pedro Parente. Prova disso foi o ofício enviado no final do mês de outubro, fazendo um convite a todos os sindicatos: a realização de uma reunião para a construção de um Comando Nacional de Greve. O ofício foi aprovado em assembleia, demonstrando que é um sentimento compartilhado por muitos trabalhadores o apelo à unidade.

Os ataques vigentes contra a Petrobrás e os trabalhares representam a maior ofensiva organizada pelas forças políticas da direita e pelo oligopólio da mídia conservadora na história recente do país. Como resultado, a Câmara dos Deputados concluiu, no dia 9 de novembro, a votação do Projeto de Lei 4567/16, do Senado, que desobriga a Petrobrás de ser operadora única de exploração do pré-sal, com no mínimo 30%, no regime de partilha de produção.

Por isso, para a FNP, essas lutas vão além do ACT coletivo e da defesa da Petrobrás, é uma luta conjunta em defesa da soberania deste país.

Com informações da FNP