Após uma semana de mobilizações, Petrobrás agenda reunião com a FNP para quarta (18)

ACT 2016

Na tarde desta sexta-feira (13), a Petrobrás enviou ofício para a FNP convocando a federação para uma reunião sobre ACT na próxima quarta-feira (18). Na semana passada (6), em reunião com a federação, a companhia havia se comprometido a dar resposta às reivindicações da categoria. O agendamento da negociação acontece justamente uma semana após a retomada das mobilizações nas bases da FNP.

O desfecho do ACT de 2016 está nas mãos da empresa. Na última proposta, a Petrobrás ofereceu aumento abaixo da inflação (8,47%), sendo 6% retroativos a setembro de 2016 e 2,8% a partir de fevereiro deste ano, sem retroatividade.

Mobilizações pressionam Pedro Parente
As assembleias da categoria mandaram o recado: não há acordo com proposta rebaixada e retirada de direitos. Cansados da conversa mole da direção da companhia, a FNP anunciou atos, como atrasos e panfletagens, em todas as suas bases de 9 a 16 de janeiro.

No Litoral Paulista, todas as unidades operacionais de terra do Sistema Petrobrás estão mobilizadas. Na segunda (9), o pontapé inicial dos protestos foi na RPBC/UTE Euzébio Rocha, com panfletagem para o ADM e atraso do Grupo 2. Também houve atrasos em Pilões (Cubatão), Alemoa (Santos) e UTGCA (Caraguatatuba). No Edifício Valongo, em Santos, foi realizada panfletagem e bate-papo com a categoria no horário do almoço. Até segunda-feira (16), estão programados mais atrasos em unidades da Baixada Santista e Litoral Norte.

Veja o resumo das mobilizações nas outras bases da FNP:
Segunda-feira (9)
, Revap (São José dos Campos) e Fafen (Sergipe) amanheceram com mobilizações em seus portões.

Terça-feira (10), o Sindipetro-PA/AM/MA/AP convocou os lutadores da Amazônia para participar do calendário de lutas, e fizeram manifestação na Unidade da Transpetro Belém (PA).

Quarta-feira (11), em Urucu, petroleiros reuniram-se no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes por cerca de três horas, antes de embarcarem para a Província Petrolífera de Urucu. Também fizeram mobilização em Belém, no prédio administrativo da Petrobrás. Petroleiros de Alagoas e Sergipe estiveram mobilizados no campo de Carmópolis, em Sergipe, um dos mais antigos em produção, por cerca de 1 hora.

Quinta-feira (12), Sindipetro-RJ fez mobilização no edifício Ventura, sede da Petrobrás, por cerca de 2 horas. O Sindipetro-PA/AM/MA/AP realizou mobilização na Sede Administrativa Manaus (AM).

Sexta-feira (13), na manhã desta sexta-feira (13), petroleiros fizeram atraso por cerca de 2 horas no porto Localizado em Manaus, o PEA – Porto de Encontro das Águas dá apoio ao embarque de materiais para a Província de Urucu, que pertence a Petrobrás.