Sindipetro-LP percorre as bases para debater demandas da categoria

Diretoria na luta!

Dando continuidade ao trabalho de base, o Sindipetro-LP os diretores liberados percorreram as bases conversando com os trabalhadores na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), UTE, nos terminais de Alemoa e Pilões e no aeroporto de Itanhaém que atende os petroleiros embarcados das plataformas de Mexilhão e Merluza.

A diretoria também esteve no Litoral Norte, nas bases da Unidade de Tratamento de Gás Natural de Caraguatatuba (UTGCA) e Terminal Almirante Barroso (Tebar). O coordenador geral Adaedson Costa e os diretores Márcio André, Thiago Nicolini e Douglas percorreram as unidades conversando com os petroleiros. Para eles, foi explanado o quanto é necessário que a categoria esteja atenta à reforma da Previdência Social e a venda de ativos, que serão os temas centrais do 1º Encontro Nacional dos Petroleiros (Enapetro) que será realizado no próximo domingo (12).

A diretoria também falou sobre o desenrolar da negociação do Acordo Coletivo e que nesta sexta-feira (10) os quatro sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), cujas bases rejeitaram a proposta, sentarão novamente à mesa de negociação com a empresa. Além disso, nossos dirigentes conversaram com as gerências locais para debater as demandas das unidades e que foram tratados da seguinte forma:

Tebar -

TERCEIRIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DA ETE: a Transpetro ainda estuda uma forma de resolver a questão da baixa demanda do equipamento, que pode ser até hibernado. A gerência afirmou que não sabe da existência de licitação para contratação de operadores terceirizados.

ATESTADOS E DECLARAÇÕES MÉDICAS NÃO ACEITAS: a gerência informou que atestados e declarações médicas são avaliados pelo setor médico e, havendo inconsistências, os trabalhadores podem entrar em contato para esclarecimentos. Além disso, o gerente se prontificou em reenviar um comunicado oficial aos empregados.

HORAS EXTRAS REFERENTES À NOVEMBRO DE 2016 QUE NÃO FORAM PAGAS: A gerência informou que houve um equívoco do momento de lançá-las no sistema, que acarretou a falta de pagamento. E Informou ainda que todas serão pagas o mais breve possível.

ARMAZÉM S4 EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES: a situação do local está tão ruim que virou pauta da CIPA. A gerência informou que já há verba e pessoas disponíveis para solucionar o caso, que é prioridade e questão de tempo para que tudo fique em ordem.

FALTA DE REEMBOLSO DO BENEFÍCIO EDUCACIONAL: A gerência informou que os problemas apresentados serão encaminhados para solução o mais breve possível, por meio do RH, que esteve presente durante a conversa com os diretores do Sindipetro-LP.

EMPREGADOS SEM CURSO DE NR-20: A gerência informou que criará uma força tarefa para solucionar a questão.

SOBREAVISO RETIRADO DE PARTE DE EMPREGADOS DA MANUTENÇÃO APÓS A GREVE DE 2015: A gerência informou que assumiu o Terminal no final de 2016 e que, diante da situação atual da companhia, entende não haver possibilidade de retornar com o sobreaviso nos moldes anteriores.

AMS PARA DEPENDENTES MAIORES DE 21 ANOS: A gerência informou que auxiliará aqueles que possuem dificuldades com os procedimentos da AMS, por meio do RH, que também esteve presente na reunião com o Sindipetro-LP.

-  UTGCA:

1) Acesso dos diretores do sindicato na unidade: O assunto foi debatido após a gerência apresentar o padrão de acesso à unidade. Foi observado que a própria gerência não vinha cumprindo o padrão de acesso. No padrão está previsto o livre acesso dos diretores lotados na UTGCA, durante o horário administrativo, de segunda a sexta. Os demais diretores teriam que informar previamente a visita. Como isso é um procedimento interno da empresa, o Sindicato não é obrigado a cumprir, já que a legislação é mais permissiva, em especial as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ficou acordado que o padrão será cumprido pela gerência do ativo, permitindo o livre acesso dos nossos diretores de base.

2) Exames periódicos/ASO: a gerência foi informada pelos dirigentes do Sindipetro-LP que já existe uma ação judicial em andamento com audiência prevista para o dia 27 de abril. Os nossos dirigentes pediram a reconsideração do pedido de liminar que está aguardando a apreciação do juiz;

3) Alarme de benzeno na sala de controle no dia no último dia 06 de fevereiro: Foi relatado pela força de trabalho sobre a presença de benzeno na sala de controle (K21) e o Sindicato questionou a gerência sobre o ocorrido. Esse assunto será discutido na reunião de elaboração do PPEOB 2017. A orientação por enquanto é seguir o padrão operacional já existente.

4) Carregamento de SLOP: Já está sendo providenciada a adaptação do caminhão vácuo para que este possa ser carregado na baia 8 ou acoplado diretamente ao tanque. O procedimento tem que ser revisto, pois não está sendo cumprido. As medidas mitigadoras devem ser adotadas enquanto não for solucionado o problema (APR, monitoramento ambiental, EPI's, etc). Haverá uma reunião com a participação do sindicato, GTB, SMS e a gerência do ativo.

5) Lanches do turno: Segundo a gerência, é possível antecipar o horário do lanche pra atender o menor intervalo entre as refeições. Será feito uma enquete com os T.O.'s envolvidos para avaliar essa decisão de antecipar o horário de disponibilização dos lanches.