Sindipetro-LP participa de vistoria em plataforma

Merluza

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, através do diretor Cesar Augusto, esteve hoje (15/03), na plataforma de Merluza, acompanhando auditoria feita pela Marinha. O Sindipetro-LP tem essa prerrogativa já que no acordo coletivo da categoria existe uma clausula que assegura o embarque de um dos nossos dirigentes nas plataformas de Mexilhão e Merluza.

Aproveitando a oportunidade o nosso dirigente se reuniu com os operadores da plataforma para um bate papo. César falou da situação da Petrobrás, do processo de desmonte que a empresa vem sendo alvo. Além disso, ele também falou sobre a nova política de SMS da estatal, criada por Pedro Parente, que desenvolveu uma metodologia própria para tratar acidentes do trabalho. O princípio básico é punir os empregados que se acidentarem. Diferente da justificativa da empresa de que ela irá reconhecer o empregado que se destaca em Segurança, a Nova Política de Tratamento de Conduta em SMS, como a própria empresa divulgou “além de punir, também serve, para reconhecer”. O processo é tão descabido que está em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2017, sendo que a maior parte da força de trabalho, e principalmente dos gestores, nem foram treinados para aplicar a nova política.

Outro ponto discutido foi à ação de RMNR que estará na pauta do Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no próximo dia 20. A audiência discutirá ação proposta pela Petrobrás, que pede a interpretação da clausula da Remuneração Mínima de Nível e Regime (RMNR) no acordo coletivo.

O dirigente também falou do trabalho que a diretoria do Sindipetro-LP vem desempenhando desde a posse em junho de 2015 e dos benefícios que os associados têm. E por fim Cesinha também falou da importância da representatividade do Sindipetro-LP dentro das plataformas.