Em reunião com a Petrobrás, FNP defende reposição de efetivo e melhora no atendimento de benefícios

Acompanhamento de ACT

A diretoria do Sindipetro-LP e os sindicatos ligados à FNP estão em reunião de acompanhamento do acordo coletivo (ACT) com o RH da Petrobrás no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 28, as pautas são relacionadas à AMS.

No primeiro dia da reunião, a FNP cobrou da empresa a abertura de concursos para reposição de todo o efetivo, prejudicado pela saída de milhares de trabalhadores pelo PIDV. A aprovação da terceirização irrestrita é uma das preocupações da diretoria da federação. Com a política de corte de custos operacionais de Pedro Parente, a terceirização ameaça todas as funções dentro do sistema Petrobrás.

Também foi pautado as políticas de punições e demissões na empresa em retaliação as greves de 2015 e 2016. A reunião irá definir a participação da FNP e sindicatos na comissão que avaliará a proposta de redução de jornada com redução de salário. A FNP fez duras críticas a respeito do assunto, principalmente com relação ao valor do percentual e entregou uma série de questionamentos sobre o regramento da proposta.

Em fase de troca de contratadas do seguimento de alimentação, os representantes sindicais disseram que a categoria não permitirá nenhuma queda na qualidade das refeições e cobrou que não haja nenhuma forma de porcionamento na proteína. A prática já está sendo aplicada em muitas unidades, conforme denunciado aos sindicatos pelos trabalhadores. Também exigimos que o café da manhã na Transpetro seja servido para o pessoal do HA, bem como para todas as áreas operacionais. Os dirigentes deixaram claro que caso retirem desses trabalhadores o direito ao café da manhã, haverá amplas mobilizações nas bases.

Durante a reunião sobre AMS, será discutida a saída de profissionais de Saúde do sistema, da precarização e dificuldade nas autorizações. Também foi abordado as dificuldades relacionadas ao botão compartilhado do Benefício Educacional. Muitos trabalhadores estão reclamando por não receberem resposta alguma sobre suas solicitações. Exigimos que a empresa responda os trabalhadores o quanto antes e que normalize imediatamente esta situação.