Sindipetro-LP convoca petroleiros para seminário sobre saúde e segurança do trabalhador

Fundacentro

No próximo dia 26 de abril, a sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, em Santos, recebe o III Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista. A atividade é parte do ‘Abril Verde’, uma iniciativa do Ministério do Trabalho através da Fundacentro, é organizada em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Diante dessa importância, o Sindipetro-LP convoca os petroleiros do Litoral Paulista, em especial os cipeiros, engenheiros e técnicos de segurança e médicos do trabalho. 

Com início às 8h, a atividade seguirá até às 17h com palestras sobre a necessidade de atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho, ampliando o debate a respeito de suas causas e consequências. As inscrições são gratuitas, tendo como público-alvo os profissionais e estudantes, sindicatos e demais interessados na segurança e saúde do trabalhador. As inscrições devem ser feitas através desse link http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/inscricao-no-evento/665. No dia do evento, os participantes devem levar 1 kg de alinento não perecível ou um produto de higiene pessoal que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.

O evento acontece dois dias antes da data que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Em 2014 – último levantamento disponível –, foram 704,1 mil, sendo 2.783 mil óbitos e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Considerando-se o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e Norte (31,2 mil). 

Doenças ocupacionais
Os registros de acidentes de trabalho incluem doenças relacionadas a esse ambiente, ou seja, aquelas contraídas devido à exposição a fatores de risco, assim como aquelas desencadeadas ou agravadas pelas condições de trabalho. Dados divulgados no Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade do MTPS (2013) apontam que os transtornos mentais, doenças no sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo são responsáveis pelo afastamento de 78% das mulheres que receberam o Auxílio-Doença Acidentário. Já 70% dos homens se afastam por causa de traumatismos.

A sede do Sindipetro-LP, que é um dos parceiros deste seminário, fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, em Santos.

Programação

8h – 8h30 - Credenciamento 

8h30 - a 9h - Mesa de Abertura
ERBS-Fundacentro
Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Serviço de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador – SEVREST Santos
Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista
Conselho Sindical da Baixada Santista
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST-Santos
Associação dos Engenheiros e Arquitetos

09h – 9h30 - Cerimônia da Vela em memória aos que morreram pelo trabalho

9h30 – 10h30 - Perfil Epidemiológico dos Acidentes Graves e Fatais na Baixada Santista
Palestrantes: Fabíola Lourenzo Otero - engenheira, especialização em Higiene e Segurança no Trabalho, mestranda em Ensino em Ciências da Saúde, Chefe do Serviço de Vigilância e referência em Saúde do Trabalhador de Santos (SEVREST/CEREST) e Fernando Águas - enegenheiro, Chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cubatão (CEREST)

10h30 – 11h - Apresentação do Programa de Educação Previdenciária INSS-Santos. Palestrante Odilon Rosalves de Almeida, servidor público, professor, especialista em direito previdenciário.

11h – 11h30 -  Reforma da Previdência e os Impactos dessa Mudança para o Trabalhador Brasileiro. Palestrante: Dr. Sérgio Pardal Freudenthal, advogado previdenciário. Doutor em Direito. 

11h30 - 12h - Debate com a plateia

12h – 13h - Intervalo para almoço

13h – 13h30 - Saúde Mental e Trabalho. Palestrante: Daniela Sanches Tavares, psicóloga, Mestre em Saúde Pública, Tecnologista da Fundacentro (CTN/SP)

13h30 - 13h45 - Causas e análises de Acidentes de Trabalho. Palestrante: Claudio Augusto. Agente de Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança

13h45 - 14h - Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil: o Panorama de Atuação de Setor de Inspeção do Trabalho na Baixada Santista. Palestrante: Alessandra Dossi Gabas, Analista de Políticas Sociais, Setor de Inspeção do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho, em Santos.

14h - 14h30 - Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis - PRC da Norma Regulamentadora n° 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA. Palestrante: Patrícia Moura Dias, Doutora em Química, Tecnologista da Fundacentro (CTN/SP)

14h30 - 14h45 - Debate com platéia

14h45 - 15h15 - Análise de Acidente de Trabalho em Altura. Palestrante: Pedro A.P. Simões, engenheiro, empresa Trainar Engenharia.

15h15 - 15h45 - Atuação dos Grupos do Plano de Ajuda Mútua (PAM). Palestrante: Evandro Lourenço, Coordenador Geral do PAM no Porto de Santos, Graduando em Gestão Ambiental, Tècnico em Segurança do Trabalho da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP)).

15h45 - 16h15 - As ações técnicas da Fundacentro na Baixada Santista. Palestrante: Josué Amador da Silva, engenheiro, Técnico em C&T e chefe do Escritório de Representação da Baixada Santista (ERBS) Fundacentro.

16h15 - 16h30 - Debate com a platéia

16h30 - 17h - Encerramento