Trabalhadores da UTGCA realizam atraso em protesto a morte de petroleiros em explosão no navio sonda NS-32, na Bacia de Campos

Ericson, Jorge e Eduardo: Presentes!

Os petroleiros da UTGCA, de Caraguatatuba, no Litoral Norte, começaram a semana promovendo um atraso na unidade, como protesto pela morte de três trabalhadores, vítimas da explosão em uma caldeira de máquinas do navio sonda NS-32 (Norbe VIII) no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. O acidente ocorreu na última na sexta-feira (9). O último a falecer foi Eduardo Aragão de Lima, de 33 anos, que estava internado no HPM, em Macaé, e morreu às 00h20, do domingo.

A diretoria do Sindicato, em conversa com trabalhadores do adm, turno e terceirizados, ressaltou a importância da Petrobrás zelar pela segurança dos trabalhadores, acima do lucro, o que não vem acontecendo.

Segundo informações do Sindipetro-NF, o  mesmo acidente também levou a morte os companheiros Erickson Nascimento de Freitas, 29 anos, e Jorge Luiz Daminão, de 44 anos. A explosão deixou ainda Fernando Garcia com ferimentos. Apesar dos ferimentos, Fernando ficou internado do HPM, mas já foi liberado e está em casa.

Os milhares de cargos vagos, deixados pelos que aderiram ao PIDV, continuam desocupados, sobrecarregando os que ficaram, nos já enxutos quadros mínimos. Além disso, a terceirização de atividades,falta de treinamentos e má gestão nas unidades, onde prevalecem os resultados ao invés da segurança são algumas das causas dos acidentes que vitimaram centenas de trabalhadores no sistema Petrobrás  nos últimos anos.

Enquanto companheiros estão morrendo, a direção da Petrobrás está preocupada em cortar custos para vender, a qualquer preço e com o consentimento dos poderes legislativo, executivo e judiciário, ativos importantes e que custaram muito para a empresa e para o Brasil.

Solidarizamos-nos com a dor das famílias e amigos desses companheiros.

Ericson Nascimento de Freitas, Jorge Luiz Damião e Eduardo Aragão de Lima: Presentes!