Petroleiros realizam atrasos em protesto ao corte do quadro mínimo

RPBC

Nesta terça-feira (13), os petroleiros da RPBC realizaram um atraso, contra o corte de quadro mínimo, anunciado pela empresa como um novo modelo de gestão. O atraso teve duração de cerca de duas horas e envolveu os operadores do Grupo 2.

Em reuniões com operadores, as gerências têm anunciado mudanças no quadro de efetivo, mas com possível remanejamento de pessoal e com as chamadas 'integrações',  ao invés de novos concursos para reposição das milhares de funções vagas, devido aos que aderiram ao Programa Individual de Desligamento Voluntário (PIDV).

O enxugamento do quadro mínimo é mais uma estratégia da direção da Petrobrás, engendrado por Pedro Parente, para diminuir custos para futuras vendas de ativo. Também é mais uma brecha  para, com a lei da terceirização da atividade-fim em pleno funcionamento, abrir espaço para contratação de empresas que faturarão alugando mão de obra subvalorizada.

Não se trata apenas de defender empregos, mas a empresa, o país e principalmente, a segurança do trabalhador.

A diretoria do Sindicato também falou da assembleia do  dia 21 de junho, que irá deliberar a participação  e da categoria para a greve geral dia 30 de junho, contra as reformas Trabalhista, da Previdência e pelas Diretas Já!

O momento é de união. É preciso que o trabalhador compreenda seu papel e participe das mobilizações que virão para barrar a perda de direitos trabalhistas , sociais e a entrega de nossas riquezas para o capital estrangeiro.