Sindipetro-LP conquista na Justiça a manutenção do café da manhã do Tebar

Direitos

O Sindipetro-LP, através do Departamento Jurídico, obteve na Justiça a manutenção do café da manhã para todos os trabalhadores do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião. Além disso, conseguiu também promover o pagamento de R$ 15,00 por dia de trabalho, para cada petroleiro da unidade até que o desjejum seja reimplantado. A decisão foi publicada na última quinta-feira (27).

A suspensão foi realizada quatro meses atrás, em março, quando a gerência geral da empresa emitiu um Documento Interno do Sistema Petrobrás (DIP) comunicando que a partir de 1º de abril de 2017 seria cortado o café da manhã dos trabalhadores do regime administrativo.

Para piorar a situação, a medida foi tomada unilateralmente pela Petrobrás, sem debate com os trabalhadores, sindicato ou com base em estudos técnicos sobre o impacto para a produção, ferindo assim os direitos conquistados pela categoria simplesmente para diminuir custos para a empresa. Diante disso, a diretoria do Sindipetro-LP promoveu uma série de atrasos e entrou com uma ação na Vara do Trabalho de São Sebastião para reverter à situação.

O direito ao benefício
Em 2010, quando o café da manhã foi implementado para o pessoal da Transpetro, a decisão se deu pela grande ocorrência de mal-estar entre os trabalhadores devido à falta de alimentação durante a manhã. Estudos comprovaram que as ocorrências aconteciam entre 10h e 11h30. Com a correria do dia a dia, muitos trabalhadores deixam de se alimentar adequadamente em casa e acabam fazendo sua primeira refeição na hora do almoço. Assim que o café da manhã foi implantado, os problemas diminuíram e houve um indiscutível ganho de rendimento na produção.