EXPLOSO GERA APAGO E PARADA EMERGENCIAL EM TERMOELTRICA E REFINARIA - Notcias | SindiPetro-LP

EXPLOSO GERA APAGO E PARADA EMERGENCIAL EM TERMOELTRICA E REFINARIA

Cubato

EXPLOSO GERA APAGO E PARADA EMERGENCIAL EM TERMOELTRICA E REFINARIA

A exploso em uma subestao de energia da UTE Euzbio Rocha, por volta das 18h45 desta segunda-feira (7), em Cubato, provocou o apago completo por mais de meia hora da termoeltrica e tambm da Refinaria Presidente Bernardes.

Todas as unidades tiveram o seu funcionamento completamente paralisado. Segundo relatos da fora de trabalho, houve vazamento de amnia na UFCC e incndio no Coque 1 em virtude de um vazamento de gasleo RV.

As indstrias de fertilizantes de Cubato tambm tiveram unidades paralisadas, uma vez que o abastecimento de gs foi afetado pelo acidente. A exploso foi ouvida por quem passava perto da Companhia Brasileira de Estireno, que fica a aproximadamente um quilmetro de distncia.

Quando os dirigentes do Sindipetro-LP, Fabio Mello e Marcelo Juvenal, chegaram unidade a energia j havia sido restabelecida, no entanto era visvel ainda as consequncias da exploso. Alm disso, era intensa a movimentao das viaturas do SMS e da Brigada de Emergncia da companhia. Tcnicos da Cetesb tambm se deslocaram at refinaria.

Contando com a sorte
Mais uma vez, foi necessria uma boa dose de sorte para que uma tragdia no tenha acontecido. Coincidentemente, por conta de um curso de NR-20, o nmero de operadores presentes na unidade no momento da exploso era maior que o imposto pela empresa atravs da reduo de efetivo.

Entretanto, mais uma vez alertamos a empresa de que essas coincidncias no acontecem sempre. um crime esperar a sorte para que acidentes ampliados no aconteam.

Alm disso, fica claro que o "estudo" da empresa no leva em considerao situaes emergenciais como a registrada hoje, nas quais acontece a paralisao emergencial de todas as unidades de processo - provocada pelo chamado efeito cascata seguido de incndio. No mundo ideal e fantasiado da direo, no trabalhamos numa unidade operacional repleta de equipamentos e substncias perigosas, mas sim no mesmo escritrio administrativo, confortavelmente climatizado, que esses senhores tomam decises que colocam vidas em risco.

At o momento a empresa sequer comunicou o sindicato sobre o acidente. Nesta tera-feira (8), ser mais um dia protesto na porta da refinaria contra a reduo de efetivo. Mais do que nunca, a mobilizao da categoria fundamental.