Aos 11 anos da Lei Maria da Penha, uma mulher agredida a cada dois segundos - Notcias | SindiPetro-LP
FNP
rea restrita
aos Associados

Aos 11 anos da Lei Maria da Penha, uma mulher agredida a cada dois segundos

Triste realidade

Aos 11 anos da Lei Maria da Penha, uma mulher  agredida a cada dois segundos

ara marcar os 11 anos da aprovao da Lei Maria da Penha (11.340/2006),que passou a identificar como crime a violncia domstica e familiar contra a mulher, oInstituto Maria da Penhalanou nesta segunda-feira (7) oRelgios da Violncia, que traz informaes sobre os tipos de agresso que as mulheres sofrem.

Entre outros nmeros, oRelgios da Violnciarevela que a cada dois segundos uma mulher vtima de violncia fsica ou verbal, no Brasil. Tambm a cada dois segundos, uma mulher assediada – na rua, no trabalho ou no transporte pblico. A cada 23 segundos vtima de espancamento ou tentativa de estrangulamento. E de dois em dois minutos, uma mulher morta por arma de fogo.

A iniciativa visa a informar as pessoas para que saibam caracterizar os diversos tipos de violncia contra a mulher e, assim, denunciar as violaes, ampliando o acesso lei. "Os dados so alarmantes e precisam ser pulverizados para que homens e mulheres se conscientizem do cenrio violento que vivemos", diz Maria da Penha.

Alm dos diferentes "relgios" que registram os crimes ocorridos, o site traz informaes sobre preveno e combate violncia. Mostra, ainda, o ciclo desenvolvido pela psicloga Leonor Walker, que identifica trs fases do comportamento do agressor, que vai do aumento da tenso at a reconciliao, passando pelo ato violento.

Fonte: Brasil de Fato

Comentrios