Exposio ao Benzeno faz mais uma vtima fatal no Sistema Petrobrs - Notcias | SindiPetro-LP

Exposio ao Benzeno faz mais uma vtima fatal no Sistema Petrobrs

No terminal de Piles, em Cubato

Exposio ao Benzeno faz mais uma vtima fatal no Sistema Petrobrs

s vsperas do Dia Nacional de Luta Contra a Exposio ao Benzeno, data criada justamente para combater a negligncia dos gestores da Petrobrs com a vida dos petroleiros, com tristeza e indignao que o Sindipetro-LP informa que, no dia 18 de setembro, o petroleiro Marcelo do Couto Santos, de 49 anos de idade, faleceu em virtude da exposio ocupacional a hidrocarbonetos e ao Benzeno. Marcelo trabalhava h 30 anos na Petrobrs, como tcnico de operao no terminal de Piles da Transpetro de Cubato.

O Sindipetro-LP tomou conhecimento da morte de Marcelo na tera-feira (3). No atestado de bito, foi registrado que Marcelo sofreu uma parada cardiorrespiratria e insuficincia heptica, cirrose heptica, devido intoxicao crnica do derivado benzeno.

Devido aos exames peridicos que os trabalhadores da rea operacional so submetidos de seis em seis meses, a gerncia do terminal de Piles j sabia h anos das alteraes no sangue causadas pelo benzeno. Porm, nenhuma medida foi tomada para afast-lo da exposio.

Em meados de 2016, Marcelo passou a sofrer diversos distrbios na sade que o afastaram do trabalho. Preocupado com sua sade, o trabalhador procurou por conta prpria ajuda, encontrando na Santa Casa de Santos um mdico que j na primeira consulta identificou imediatamente como causa de seus problemas a exposio ao benzeno. Em setembro do mesmo ano, com o agravamento das crises, Marcelo foi afastado pelo INSS e passou a receber auxlio doena. Em abril de 2017, deu entrada em sua aposentadoria por invalidez.

Apesar do sindicato cobrar da Petrobrs, insistentemente, que cumpra o acordo nacional do benzeno, a gerncia de Piles no entende que haja exposio ao agente cancergeno.

Assim como em outras unidades do Sistema Petrobrs, os gestores do Terminal Piles permitem, h anos, que os trabalhadores do terminal manipulem petrleo, que carrega benzeno em sua composio, alm de armazenar gasolina e, at recentemente, nafta petroqumica.

Com essa negao, a empresa deixa de aplicar o Programa de Preveno da Exposio Ocupacional ao Benzeno (PPEOB), ficando livre de garantir trs aes fundamentais para as unidades que trabalham com o Benzeno. Dentre elas, medidas de segurana nas instalaes, como alteraes tecnolgicas e maior controle de emisses do benzeno; implementao do Grupo de Trabalhadores do Benzeno (GTB), que amplia o debate, prope aes e leva informaes sobre o benzenismo para os demais trabalhadores; e implantao do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), que estabelece um maior controle e acompanhamento sade do trabalhador exposto a agentes cancergenos.

A morte do petroleiro mais uma na conta da gesto da Petrobrs, que mesmo com a presena do benzeno no Terminal de Piles, como em tantas outras unidades, alega que os nveis de exposio dos trabalhadores no so nocivos. No entanto, no h limites seguros de exposio ao benzeno.

O Sindipetro-LP realiza nesta quinta-feira, 5 de Outubro, em suas bases, o Dia Nacional de Luta Contra a Exposio ao Benzeno, com atrasos em unidades do Litoral Paulista e Seminrio sobre o agente qumico em So Sebastio, voltado para representantes sindicais e trabalhadores.

Precisamos ampliar o debate e cobrar da Petrobrs que aplique as medidas de segurana e tecnolgicas para diminuir cada vez mais os riscos sade dos trabalhadores.

Couto morreu na Santa Casa de Praia Grande. Casado, deixou tambm um filho, estudante universitrio. A diretoria do Sindipetro-LP presta aqui condolncias famlia e se prontifica a prestar toda assistncia jurdica para que sejam garantidos seus direitos e para que a Petrobrs reconhea mais essa morte como causa de doena ocupacional.

Nossas vidas esto acima do lucro, chega de mortes no Sistema Petrobrs!

Marcelo do Couto Santos, Presente!