Neste sábado (24), não haverá corte de rendição no turno da RPBC

Sindipetro-LP informa

A Diretoria do Sindipetro-LP comunica os trabalhadores do turno da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, que não haverá corte de rendição, neste sábado (24).

O motivo da suspensão do movimento é que na manhã desta sexta-feira (23) a nossa diretoria esteve negociando junto á Gerência a resolução de vários problemas que vêm ocorrendo na unidade. O principal deles são as punições que aconteceram devido a não participação de alguns trabalhadores em um treinamento da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) e a obrigatoriedade em participar como brigadista nas equipes de resposta a emergências.

Além disso, também foi discutida a questão da retaliação dos empregados que apresentaram atestados médicos específicos. A garantia do cumprimento do ACT no que se refere à aplicação do Código 1052, que trata sobre faltas acordadas, e a questão das trocas de grupo repentinas estiveram em discussão.

Outro ponto debatido foi o caso dos trabalhadores afastados por contaminação de fenol. O setor médico, da RPBC, orientou que esses petroleiros deveriam ser transferidos para o adm, mas por ordem gerencial ficaram restritos ao trabalho na CCI, o que não garante a saúde deles. Esteve também em pauta à melhoria na alimentação, estado de limpeza, conservação e capinação das unidades.

Foi negociada a classificação de tempo dos operadores da carteira de diesel e gasolina que estiveram lotados no IERB. O RH vai considerar, como cálculo para fins de aposentadoria, metade do tempo trabalhado, como exposto a agentes insalubres na área operacional  e a outra metade como área administrativa. Esses operadores devem solicitar a revisão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

E por fim, foi levantada a questão que para os próximos concursos públicos os petroleiros que conquistarem novos cargos não terão que pedir demissão. Eles serão implantados dentro do novo cargo, como era no passado, sobre a inclusão da Vantagem Pessoal (VP) sobre a diferença de salário, quando for o caso do trabalhador receber maior salário.

Após ampla negociação, a gerência deu sinais de avanços, principalmente no que diz respeito a retirada das punições. Porém, faltam alguns detalhes a respeito dos treinamentos e simulados de EOR. E por esse motivo, conforme dita a boa fé negocial e para demonstrar que não há intransigência por parte da nossa diretoria o corte de rendição foi suspenso. Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (27).

É importante salientar que essas reuniões só aconteceram graças à união e mobilização dos petroleiros e que é de suma importância que isso se fortaleça a cada dia para a continuidade e manutenção de todos os direitos da categoria.