Sem solução da gerência de SMS, Sindicato leva demandas de segurança ao corporativo da Petrobrás

UTGCA sob risco

A UTGCA, como em outras bases do Sindipetro-LP, vem enfrentando problemas no quesito de Segurança. O mais preocupante é que o responsável por resolver estas demandas, o Gerente de SMS da unidade não tem sido capaz de solucioná-las.

Há vários meses as duas viaturas de combate às emergências (VCI e a APP) apresentam problemas por falta de manutenção e estão funcionando precariamente. A VCI é o veículo responsável por auxiliar no combate e transportar a Brigada de Emergência em caso de incêndio ou outra emergência na planta, enquanto que a APP é veículo responsável por atender ocorrências químicas.

Mais problemas
Estão faltando Birutas na UTGCA. O equipamento simples, mas de fundamental importância em situações de vazamento de Gás, não tem em estoque na UTGCA.  O biruta indica a direção do vento, e serve para orientar a Brigada de Emergência a se posicionar no combate de um eventual vazamento.

Falta também o Diphoterine, produto usado para neutralizar ação de produtos químicos, como ácido e no caso da UTGCA, soda caústica, que por acidente entre em contato com a pele do trabalhador.

Outro problema vem da Unidade de Suprimento de Ar Respirável (USAR), equipamento responsável por produzir e garantir ar puro para suprir conjunto de ar mandado, fundamental para trabalhos em espaço confinado e na retirada de PIG, é outro equipamento que funciona precariamente na unidade de Caraguatatuba.

O Sindipetro-LP e a Cipa vem cobrando reiteradas vezes a solução desses problemas, mas o Gerente de SMS tem se mostrado incapaz de resolver.

A política de segurança da Petrobrás, que tem como carro chefe o programa denominado de “Regras de Ouro”, é um verdadeiro conto de fadas para seus gestores.

Na UTGCA, as Regras de Ouro somente são lembradas quando é para punir o trabalhador chão de fábrica.

O Sindipetro-LP irá cobrar essas demandas das gerencias Corporativas, já que infelizmente o gerente de SMS da UTGCA não atende as demandas do sindicato, Cipa e tão pouco ouve o trabalhador.