Atraso no Tebar mobiliza trabalhadores contra a privatização da Petrobrás

LITORAL NORTE EM LUTA

Um dia após paralisar a Refinaria de Cubatão, o Sindipetro-LP acaba de atrasar a entrada de petroleiros diretos e terceirizados do Tebar - terminal da Transpetro localizado em São Sebastião. Repetindo a ação unitária de terça, nesta quarta-feira (16) a ação envolveu todos os trabalhadores do terminal e contou com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos.

Não faltam motivos pra lutar e resistir. A agenda golpista de Michel Temer, que tem na Petrobrás Pedro Parente como aliado estratégico, se abate de maneira dramática sobre a maior empresa do país. Demissões, retirada de direitos, redução salarial e de quadro operacional, venda de ativos são alguns dos muitos ataques. É a privatização. O recente anúncio de venda de quatro refinarias e 12 terminais nas regiões norte e sul coloca na ordem dia a necessidade de uma mobilização nacional e unificada de petroleiros.

Justamente para disputar a consciência da população sobre os ataques à soberania do país, o Sindicato iniciou a divulgação da campanha nacional "O petróleo é do Brasil" nos atos dessa semana.

A iniciativa, construída por uma ampla frente que envolve entidades sindicais, partidos e parlamentares progressistas, está sendo apresentada à categoria no telão do mais recente investimento do sindicato: o novo caminhão de som, uma ferramenta que em seus primeiros dias de uso já se mostra muito útil às lutas da categoria.

As mobilizações são fruto do calendário de lutas aprovado no último dia 9, no Rio de Janeiro, durante Plenária Nacional ampliada de petroleiros, articulada pela FNP com a presença de petroleiros de base, oposições e entidades como AEPET e associações de aposentados.