Petroleiros do LP realizam protestos contra assédio e punições por participação na greve do dia 30

Movimento nacional!

Petroleiros de todo o país se uniram nesta terça-feira (12), nas bases da FNP, para protestar contra as punições da empresa aos trabalhadores que participaram da greve pelo redução no preço dos combustíveis e contra a privatização da Petrobras, realizada no final do mês passado.

No Litoral Paulista, o assédio veio em forma de suspenção de três trabalhadores da UTE Euzébio Rocha, que aderiram à greve da categoria. Punições de todos os tipos estão sendo aplicadas aos petroleiros em várias unidades do país. Em Minas Gerais, na Refinaria Gabriel Passos (Regap), um operador foi punido por “abandonar” a unidade após 16 horas de trabalho ininterruptas.

A adesão dos trabalhadores foi forte  em todas as unidades do Sindipetro-LP. Na RPBC e UTE, em Cubatão, 100% do  turno e 80% do administrativo aderiram ao movimento. Além disso, houve corte de rendição nas duas unidades.

A UTGCA, em Caraguatatuba, seguiu o mesmo percentual de adesão das duas primeiras unidades, turno 100% e ADM 80%. No aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o diretor  acompanha o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas P-66, Merluza e Mexilhão. 

Neste dia 12 também é comemorado o aniversário da Transpetro e as unidades do Litoral Paulista não ficaram de fora. No Tebar, em São Sebastião, 100% do Turno participou do atraso e 75% do ADM. No terminal da Alemoa, em Santos, 100% do turno e 75% do ADM participaram do ato e em Pilões, em Cubatão, também teve participação da categoria.

O protesto, que segue o indicativo da FNP, teve também como pautas PLR, RMNR, que tem audiência marcada para o próximo dia 21 de junho no TST e sobre a Resolução, 23, do Ministério do Planejamento, que alterou as regras de custeio dos planos de saúde das estatais e poderá ser aplicada pela AMS.

Estamos mobilizados! Não aceitaremos intimidação!

No vídeo, Adaedson Costa, coordenador-geral do Sindipetro-LP e secretário-geral da FNP, faz um breve resumo do Dia Nacional de Luta em Defesa da Petrobrás e Contra as Punições.