Motivos para não assinar o PCR

Nova armadilha

1 - Contrário ao que ocorreu com PCAC o PCR foi feito exclusivamente para atender o interesse da empresa e se moldar à nova legislação trabalhista.

2 – O plano foi elaborado através de uma cartilha do Sest, de dezembro de 2017, onde o foco principal é a multifuncionalidade, mobilidade, meritocracia e adequação a reforma trabalhista.

3 – No PCR só existirão dois cargos, extinguindo a especialização em cada cargo e área.

4 - Multifuncionalidade é um novo termo usado para sobrecarga de trabalho

5 - A multifuncionalidade não é nova já existe nos bancos e outras empresas. O caso que pode ilustrar essa situação é o trabalho dos atendentes do McDonalds. Esses trabalhadores transitam em todos setores da lanchonete. Um dia na chapa fazendo hambúrguer, no outro no caixa, na limpeza e assim em todos os setores, percebendo a mesma remuneração.

6 - Mobilidade no caso da Petrobrás é interesse da empresa que o trabalhador se inscreva para ir onde a Petrobrás precisa, logicamente muitos mudam na esperança de fugir da perseguição ou por necessidade particular, logo não é um benefício.

7 - O PCR prolonga o avanço por antiguidade, premissa das orientações, logo com o passar do tempo a promoção será só para “os amigos do rei”. O petroleiro acaba ficando refém dos gestores mal intencionados.

8 - O ANPR será mais atrativo somente no primeiro ano visto a própria orientação é limitar os avanços em 1% dos gastos com a folha de pagamento.

9 - Os avanços de níveis não terão mais garantia do acordo coletivo. Isso significa que não haverá avanços em 12 ou 18 meses, remetendo o trabalhador ao avanço de 5 anos, salvo os próximos da gerência.

10 - Não há requisitos claros somente subjetivos para avanço por meritocracia, fica a mercê do gerente, perde a liberdade de se opor ao mau gestor.

11 - Posteriormente a mobilidade será compulsória dentro do ativo, como já ocorre.

12 - O trabalhador ao assinar um acordo individual de trabalho, renunciando ao contrato firmado quando entrou na empresa, estará à mercê da nova legislação trabalhista no que concerne a carreira dentro da empresa.

13 - As duas remunerações como abono serão compensadas ao longo da carreira com a perda dos avanços compulsórios e da remuneração.

14 - Acaba com a identidade dos cargos dentro da empresa.

15 - Acúmulo de tarefa por não ter cargo definido apenas cargo genérico, logo como não está no ACT  pode ser alterado a qualquer momento.

16 - Conforme orientações do Sest, o PCR abre espaço para terceirização da atividade fim e prepara o maior ativo da Petrobrás, sua força de trabalho para privatização.

17 - O PCR acaba com reconhecimento da qualificação e especialização do trabalhador.

18 - Com o novo plano haverá um aumento na discriminação no ambiente de trabalho com aumento de doenças ocupacionais devido a ter dois planos de carreira concomitante.

19 - Enfraquece a categoria coletivamente, individualizando os contratos, causando perda salarial ao longo da vida laboral.

20 - Supervalorização dos gestores com plano de carreira autônomo e diferente conforme orientação do Sest.

21 - PCR será questionado judicialmente por conter várias ilegalidades. Quem assinar poderá posteriormente ter que devolver o abono para empresa.