Gerência do Tebar tenta omitir acidente de trabalho que causou fraturas em costelas

Omissão

No último dia 19 de julho, um operador do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em Sebastião, sofreu um acidente. O trabalhador tropeçou e sofreu uma queda que ocasionou a fratura de duas costelas e teve hematoma em um dos rins. Houve pronto atendimento, por parte da equipe médica, mas apesar da gravidade a gerência do Terminal se recusou a abrir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A justificativa para tamanho absurdo é que o acidente só ocorreu por conta de um mau súbito que o petroleiro teve. Diante disso, os diretores do Sindipetro-LP entraram em contato com Núcleo de Atendimento a Emergência (NAE) e com a gerente de saúde da Transpetro do Rio de Janeiro. Os dirigentes demonstraram todo o entendimento legal do acidente, assim como, a caracterização conforme a Lei 8213 e sobre as implicações. Além disso, eles falaram sobre o local da queda que apresenta condições inseguras.

Diante disso, a gestão do Terminal recuou da decisão e emitiu a CAT, mas se não houvesse atuação da Direção do nosso Sindicato com certeza não seria aberto CAT, como muitos outros casos no sistema Petrobrás.

Em tempo
O trabalhador passa bem, não precisou passar por cirurgias e ficará afastado por 60 dias.