Lista com nomes para mudança do turno para o ADM acende o alerta para aumento da terceirização na UTGCA

Privatização não!

O que a terceirização da subestação e um e-mail pedindo que supervisores indiquem nomes de 15 trabalhadores do turno para passarem para o ADM têm a ver?

Foi com essa questão que a diretoria do Sindipetro-LP no Litoral Norte se reuniu com a gerência da UTGCA, na quarta-feira (5) para tratar dessa e de outras demandas dos petroleiros da unidade. De acordo com informações de trabalhadores que receberam o comunicado, a gerência da Petrobrás tem enviado mensagens por e-mail, solicitando aos supervisores que indiquem nomes para transferi-los para o administrativo.

Segundo a gerência, que não negou em nenhum momento o conteúdo ou envio da mensagem, a diretoria da empresa está fazendo um estudo sobre essa mudança, como o de O&M (Organização e método do trabalho), que gerou a justificativa para redução de efetivo em diversas unidades do Sistema Petrobrás, porém sem data prevista para efetivar as transferências. Independente de quando será essa mudança, a retirada de 15 técnicos do turno irá diminuir ainda mais o efetivo, que hoje já está muito prejudicado.

Além da lista para o “estudo”, o novo Plano de Cargos e Remunerações (PCR), que irá retirar do trabalhador sua especialização profissional, tornando-o apto para exercer qualquer outra função que lhe ordenarem, deixa evidente a movimentação dos executivos da empresa.

Para a diretoria do Sindipetro-LP, trata-se de mais uma manobra da direção da Petrobrás para ampliar a terceirização na empresa e consequente privatização de setores, como as subestações que estão em vias de serem entregues à iniciativa privada.

Vale lembrar que os petroleiros da UTGCA trabalham em regime diferente de outras unidades da companhia, o que permite que muitos trabalhadores morem fora do Litoral Norte, sendo muitos moradores de outros estados. Qualquer mudança drástica como a que está sendo estudada deve considerar essa questão e mais, deve passar por debate com a categoria e a representação sindical.

O Sindipetro-LP estará acompanhando essa situação, solicitando pronunciamento da empresa para que os trabalhadores não sejam pegos de surpresa.