Ato contra Petros 3 reúne mais de mil participantes e assistidos no RJ

Equacionamento

Realizado nesta segunda-feira (17), o Ato em Defesa da Petros demonstrou a força da categoria na luta por seus direitos. Mais de mil participantes e assistidos - entre ativos, aposentados e pensionistas - compareçam à mobilização que tomou conta da Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro (RJ), onde fica a sede da Petros.

O pouco tempo de divulgação do protesto, chamado às pressas no final da tarde da última sexta-feira (14), foi compensado pela indignação transformada em ação e pela unidade construída pelos sindicatos, federações e associações que representam os participantes.

Além de ignorar o plano alternativo apresentado pelas entidades que representam os trabalhadores, Petrobras e governo federal articularam na surdina. de última hora, a criação do chamado Petros 3. Este plano tira a responsabilidade da patrocinadora sobre a crise enfrentada por nosso fundo, nascendo desde a sua idealização como um duro ataque aos nossos direitos.

Para piorar, de forma unilateral a direção da Petros realizou nesta segunda (17) uma reunião extraordinária de seu Conselho Deliberativo (CD) para aprovar o plano arquitetado pela companhia. O que se aprovou foi um verdadeiro golpe.

Barrar na luta o Petros 3!
A rápida e forte resposta das entidades, participantes e assistidos demonstra que há espaço para resistência. Só a luta unitária e massiva dos trabalhadores terá condições de reverter os ataques ao nosso fundo. Neste sentido, o próximo passo - além de aprofundar a luta direta com novas mobilizações - será concentrar esforços na luta política pela exigência de que o plano alternativo apresentado pelas entidades de classe seja efetivamente discutido.

Vamos seguir cobrando que a Petrobrás reconheça sua divida com nosso plano, pois este passo é obrigatório para que qualquer negociação avance. Se nossos direitos e nossas vidas serão profundamente afetadas pelo plano de equacionamento, é nosso direito decidir os rumos de nosso fundo de pensão.

- O PED atual é assassino! O PETROS 3 é coveiro de direitos!
- PETROS, cobre as dívidas das patrocinadoras!
- PETROBRÁS, honre seus compromissos com os trabalhadores, com quem te fez e faz forte!