Terceirizados aprovam tabela salarial unificada para o Sistema Petrobrás

Em Assembleia lotada

A partir de uma ação unitária nunca realizada antes, os petroleiros terceirizados da base do Sindipetro Litoral Paulista aprovaram na última sexta-feira (12) a criação da tabela salarial unificada para futuros contratos dentro do Sistema Petrobrás, na Baixada Santista.

Com casa cheia, na sede do Sintracomos, em Cubatão, os trabalhadores ratificaram a iniciativa tomada de forma unitária pelos sindicatos de Metalúrgicos, Construção Civil, Petroleiros e Comissão de Desempregados de Cubatão.

O objetivo é barrar os efeitos nefastos da reforma trabalhista, que permitiu nos contratos da Petrobrás um verdadeiro 'liberou geral’ para práticas salariais discriminatórias. Além de reduzir salários em até 50%, as empreiteiras vinham impondo pisos salariais diferentes para as mesmas funções.

A tabela salarial unificada, que já foi protocolada pelas entidades na Petrobrás no dia 12 de março, deverá ser respeitada por todas as empresas que assumirem novos contratos. Caso contrário, os trabalhadores já estão mobilizados para cruzar os braços e fazer valer aquilo que os sindicatos construíram coletivamente.

Apesar de representar uma importante vitória dentro do Sistema Petrobrás, é fundamental que esta tabela também seja estendida a todo o Polo Industrial de Cubatão. Nos dois casos, não há dúvidas que sua implementação e ampliação dependerá da manutenção desta unidade entre os sindicatos e da capacidade de pressão e mobilização dos trabalhadores. Afinal, é de se esperar, por parte da patronal, resistência.

Uma primeira vitória foi o compromisso público da Prefeitura de Cubatão de que a Tabela Salarial Unificada será usada como referência para as demais empresas. O compromisso foi assumido pelo secretário de Emprego e Desenvolvimento Social, Marcos Espírito Santo, durante a assembleia. As entidades sindicais estarão de olho para que a promessa não seja esquecida.

Confira no vídeo abaixo um resumo da Assembleia