Empresa canadense compra TAG por US$ 8,6 bilhões

Rede de gasodutos nas mãos de canadenses

A Petrobras informou na última sexta-feira, 5, que o grupo Engie e o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ) apresentaram, conjuntamente, a melhor proposta para a compra da participação da petroleira na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG). A Engie pagará US$ 8,6 bilhões pela compra. O negócio marca a entrada da Engie no mercado de gás natural no país e é o primeiro investimento no Brasil do CDPDQ.

O valor da negociação inclui o pagamento pela participação de 90% que a Petrobrás tem na TAG, bem como o pagamento das dívidas que a TAG tem com o BNDES, montante que soma US$ 800 milhões. A Engie ficará com 58,5% de participação indireta no ativo (29,25% para ENGIE Brasil Energia), a CDPQ com 31,5% e a Petrobras manterá 10% no capital da TAG.

A operação está sujeita à aprovação pela Assembleia Geral Extraordinária da Petrobrás e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da autoridade de defesa da concorrência da União Europeia.

De acordo com a Petrobrás, a venda da TAG não vai interferir nas operações da petroleira, que mantém a utilização dos serviços da transportadora de acordo com contratos de longo prazo já vigentes entre as duas companhias.

Fonte: EPBR