Audiência pública debate situação dos trabalhadores do Grupo Libra

É nesta quarta (17)

A Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos, composta pelos vereadores Francisco Nogueira da Silva, Lincoln Aparecido Soares dos Reis e Antônio Carlos Banha Joaquim, promove audiência pública nesta quarta-feira (17), às 19h. O tema central da audiência é “A Atual situação do terminal Libra e a possibilidade de continuidade das operações portuárias de contêineres nesta área”.

Na ocasião também serão debatidas soluções para a manutenção do emprego e da subsistência de mais de 800 famílias dos trabalhadores, ameaçados de perder os empregos, quando os gestores do Grupo Libra divulgaram o encerramento das operações da empresa, no Porto de Santos, no dia 28 de abril. A decisão veio um ano antes de a empresa perder o contrato de arrendamento da Libra em Santos que vai termina em maio de 2020 e do fim do processo de recuperação judicial.  Tal medida foi justificada após os atuais clientes decidirem migrar as operações a outro terminal no cais santista a partir de maio deste ano.

Por conta de uma liminar, a empresa mantém as atividades no Terminal da Ponta da Praia, mas já confirmou, em audiência na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ–SP), que vai reduzir o quadro funcional e encerrar, de fato, as operações de embarque, mantendo apenas o serviço de armazenagem alfandegada. Apesar de nada ter sido oficializado, fala-se em uma redução de 50%.

A audiência pública acontece no auditório “Vereadora Zeny de Sá Goulart”, na Câmara Municipal de Santos, localizada à Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Santos.