Petroleiros engrossam dia de luta em defesa da educação com atos na RPBC e UTGCA

15M

Na manhã desta quarta-feira (15), uma grande e importante mobilização atrasou a entrada dos petroleiros da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE Euzébio Rocha, em Cubatão (SP), e da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba.

A categoria se uniu à greve nacional da educação, incorporando também a defesa das refinarias, que estão sob ameaça de privatização, e da previdência pública, que sofre o risco de desmonte a partir da reforma proposta pelo governo Bolsonaro.

Unidade na luta!
Os atos nas unidades da Petrobrás, envolvendo petroleiros diretos e terceirizados, teve como uma das principais marcas a forte unidade entre as mais diversas categorias. Na RPBC, participaram da mobilização dirigentes e trabalhadores da construção civil, metalúrgicos, Comissão de Desempregados, Frente Sindical Classista, professores, servidores públicos municipais e estaduais, além de ativistas de diversas organizações.

Na UTGCA, também teve unidade com trabalhadores de outros setores. Se integraram à paralisação professores e estudantes que compõem o Fórum e o Comitê de Resistência da região.

A participação dos petroleiros acontece nacionalmente e foi uma das resoluções do Congresso Nacional da FNP, que aconteceu no começo deste mês, no Rio de Janeiro. Em São José dos Campos e Rio de Janeiro também teve mobilização. E em todas as capitais do país e Distrito Federal ocorrem atos massivos, reunindo entidades dos movimentos estudantis, sociais, partidos e sindicatos. Em Belo Horizonte (MG) já foi registrada a participação de mais de 100 mil pessoas, em Belém (PA) está sendo registrada a presença de 70 mil, em Brasília (DF) há pelo menos 30 mil nas ruas.

Como era previsto, o 15M vai se consolidando já nas primeiras horas desta quarta-feira como um grande “esquenta” para a Greve Geral de todas as categorias, convocada para 14 de junho pelas centrais sindicais. O objetivo é que sejam paralisados todos os locais de trabalho, estudo, comércio, bancos e circulação de mercadorias.

Baixada Santista
Logo após a paralisação na refinaria, servidores do Judiciário Estadual realizaram ato nas escadarias do Fórum de Santos. Além de pautar demandas específicas da categoria, que cobra reajuste salarial justo e igualitário, a pauta também era a defesa da educação e da previdência pública. Destaque para a chegada de estudantes e trabalhadores bancários, que minutos antes estavam na Praça Mauá, no Centro da cidade, realizando aula pública à população sobre o corte de 30% no orçamento da educação pública.

A atividade ainda contou a com a presença de estudantes da Unifesp e outras faculdades, servidores do Judiciário Federal, professores da rede privada de ensino e petroleiros.

Às 18 horas, acontece o Ato Unificado em Defesa da Educação, na Estação Cidadania, em Santos, na avenida Ana Costa, próximo à estação do VLT. Participe!

Litoral Norte
Os dirigentes do Litoral Norte juntaram-se aos estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo do Campus Caraguatatuba , petroleiros da Revap e lideres de movimentos sociais em uma passeata que saiu do bairro Indaiá até o Centro. O ato reuniu cerca de 150 manifestantes que levavam faixas e cartazes contra a reforma de previdência e cortes na educação.