FNP e FUP se reúnem, confirmam mesa única e articulam luta unificada para o ACT

Categoria unida!

Na manhã desta quarta-feira (22), Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reuniram, no Rio de Janeiro, para articular a atuação conjunta em defesa da categoria na campanha reivindicatória deste ano.

Além de confirmar a mesa única de negociação com a direção da Petrobrás, o que fortalecerá a ação unificada das direções, os dirigentes também avançaram no debate sobre a construção da luta unificada em defesa dos direitos da categoria e da Petrobrás, que vive a ameaça de iminente venda de oito refinarias de seu parque de refino.

A unidade das direções sindicais da categoria petroleira já vinha sendo construída nos últimos meses, seja através das iniciativas conjuntas do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, seja através de atos e fóruns conjuntos, como as caravanas do estado de São Paulo, atos unificados e o COUPESP (Congresso Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo).

As duas federações realizaram, no último dia 15 de maio, a entrega da pauta de reivindicações para o ACT 2019/2021. Além disso, ambas solicitaram a antecipação das negociações e a renovação do atual acordo coletivo. A companhia atendeu ao pleito de antecipação das negociações e na tarde desta quarta-feira (22) realizou a primeira mesa de negociação com as direções. Em breve, FUP e FNP divulgarão o resultado da reunião.