Petroleiros mobilizam Alemoa em dia nacional de de luta por educação

30M

O 30M começou cedo na Baixada Santista. A primeira mobilização aconteceu na Petrobrás, em Santos, contra os cortes na educação, a reforma da previdência e a venda das refinarias.

Petroleiros diretos e terceirizados do terminal Transpetro Alemoa atrasaram o início do expediente, se incorporando a esta quinta-feira de luta em todo o país. A paralisação também serve de esquenta para a greve geral de 14 de junho em defesa das aposentadorias. O ato uniiu os sindicatos de petroleiros, metalúrgicos e construção civil.

Logo em seguida, petroleiros seguiram até o centro de Cubatão, onde dialogaram com a população na Avenida 9 de Abril sobre a ameaça de venda da RPBC. A atividade foi realizada pelo Fórum Popular em Defesa da RPBC, que reúne todos aqueles interessados em defender a manutenção da unidade sob a gestão da Petrobrás. Durante a panfletagem, estudantes do Instituto Federal de Cubatão se juntaram à atividade, pautando também os efeitos perversos do corte de 30% no orçamento da educação pública, o que atinge desde o ensino básico até as universidades públicas e pesquisas realizadas no mundo acadêmico.

No próximo dia 4, em assembleia, a categoria petroleira vota sua participação na greve geral. Nesta quinta-feira, às 18 horas, acontece em Santos o Ato Unificado em Defesa da Educação. Estudantes e trabalhadores de toda região se encontrarão na Avenida Ana Costa, na estação Cidadania. Participe!