Petroleiros do Litoral Paulista aprovam greve geral e rejeitam 1ª proposta da Petrobrás

14 de junho vamos parar!

Em assembleia na noite desta terça-feira (4), petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista aprovaram por ampla maioria de votos adesão à greve geral de 14 de junho contra a reforma da previdência. Em plena campanha reivindicatória, a categoria também debateu e votou a 1ª proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) apresentada pela direção da empresa.

Com reajuste zero no salário e uma brutal retirada de direitos, que visa facilitar a venda das refinarias e o desmonte da companhia, a proposta foi rejeitada pela esmagadora maioria. Como consenso, está a avaliação de que a proposta apresentada já nasceu morta e caiu como uma ofensa aos trabalhadores. Sintoma deste sentimento, a tradicional leitura na íntegra dos itens propostos foi descartada, uma vez que já se conhecia o tamanho do ataque aos direitos adquiridos após anos de luta.

Com bom público e muito representativa, com a participação de petroleiros aposentados, pensionistas e ativos de todas as bases e diversos setores, também foram votados e aprovados outros dois itens na assembleia: estado de greve e assembleia permanente, o que permitirá à categoria maior flexibilidade para dar continuidade e intensificar as mobilizações nas unidades da empresa.

A categoria petroleira, que compareceu em peso nos atos em defesa da educação nos dias 15 e 30 de maio, em Santos, não teve dificuldades para compreender a importância da greve geral. Diante de tantos ataques, por um lado, e da abertura de um processo de mobilizações com a juventude à frente, de outro, seria um grande erro não aproveitar este momento de fortalecimento da resistência aos retrocessos que o governo tenta impor.

Por isso, mais uma vez, os petroleiros respondem à altura os enormes desafios do atual momento e se somam à mobilização nacional em defesa das aposentadorias, contra os cortes na educação e em defesa da soberania nacional. O Brasil vai parar e as unidades da Petrobrás, na Baixada Santista e Litoral Norte, amanhecerão com os trabalhadores do lado de fora, de braços cruzados!

Plataformas e unidades operacionais
Para contemplar os trabalhadores que não poderiam participar da assembleia na sede e subsede, em virtude da escala de turno, os dirigentes sindicais também realizaram a votação em todas as unidades de terra no período da tarde e início da noite desta terça-feira (4). Além disso, ontem (3) foram consultados os trabalhadores que estão embarcados nas plataformas de Merluza, Mexilhão, P-66, P-67, P-68 e P-69.

Palestras qualificam debate
O Sindicato abriu a assembleia com a apresentação de duas palestras. Eric Gil Dantas, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), compartilhou dados sobre negociações de outras categorias e cenário econômico do país (confira aqui a apresentação), e o advogado José Henrique Coelho abordou o direito de greve diante do atual estágio de criminalização das lutas e restrição às liberdades democráticas.

Além de qualificar o debate com dados e informações importantes, a intenção é preparar a categoria para o duro enfrentamento que teremos ao longo da campanha reivindicatória contra a direção da Petrobrás. Sabemos muito bem que, diante de um governo entreguista e inimigo dos trabalhadores, não faltarão artifícios para nos dividir e derrotar. Por isso, de nossa parte, precisamos nos organizar e buscar todas as informações que fortaleçam a nossa luta.

O desafio que enfrentamos neste ano será tão ou mais difícil que o encarado nas greves da década de 1990, especialmente em 1995. Mas a categoria é forte, tem tradição de luta e demonstrou que sobra disposição para lutar contra a privatização da Petrobrás, a destruição do nosso acordo coletivo e a reforma da previdência. Vai ter luta!

Confira abaixo a votação completa

- Assembleia Geral Permanente

Sede - 141 a favor