FNP faz visita ao petroleiro argentino Daniel Ruiz, preso por lutar

Liberdade!

No próximo sábado (14), uma representação da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vai a Argentina para visitar o petroleiro Daniel Ruiz, preso em setembro de 2018, no rastro da violenta repressão às mobilizações que tomaram o país contra a Reforma da Previdência, aprovada em dezembro de 2017.

Daniel é filho de uma família operária, seu pai era petroleiro e faleceu quando o jovem tinha apenas oito anos. Passou sua vida em um bairro humilde e em condições duras. Desde muito cedo foi um ativista social em sua cidade natal, Comodoro Rivadavia, centro petroleiro da Patagônia argentina.

No dia 12 de setembro completará 1 ano em que está preso, tempo inclusive maior do que a possível pena para a acusação que lhe é imputada. O sentimento que fica é “indignação”!

A ativista de direitos humanos e psicóloga argentina Nora Cortiñas, cofundadora das Mães da Plaza de Mayo (uma associação argentina de mães que tiveram seus filhos assassinados ou desaparecidos durante a ditadura militar, que perpetuou  o país entre 1976 e 1983.), faz um chamado a solidariedade internacional pela libertação do preso político argentino Daniel Ruiz (veja o vídeo).

No dia 12 estão programados atos e mobilizações na Argentina e nas embaixadas do mundo todo! A prisão de Ruiz é denunciada pelos movimentos sociais como injusta e ilegal.

Daniel é mais uma vítima da perseguição política deflagrada pelo governo neoliberal de Maurício Macri. A FNP e diversos movimentos sociais somam-se à campanha internacional pela sua liberdade de Daniel Ruiz.

O ato do dia 12 será realizado às 11 horas no Obelisco, após uma marcha que partirá de Corrientes e Callao.

Fonte: FNP