Após encalhar em praia, navio-plataforma da Petrobrás é rebocado de volta para o meio da Baía

P-70

O navio-plataforma P-70, que na noite desta quinta-feira (30) foi arrastado pelo vento até encalhar em Gragoatá, Niterói, voltou para o meio da Baía de Guanabara.

A plataforma P-70 estava fundeada na Baía de Guanabara quando desabou um temporal. Segundo o Conselho Nacional de Praticagem, a chuva e a ventania romperam dois cabos durante a ancoragem e empurraram a estrutura até a Praia de Boa Viagem, em Niterói.

Um dos rebocadores ainda tentou segurar o navio, mas não conseguiu. A plataforma chegou bem perto de um campus da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Apoio de rebocadores

Durante a madrugada desta sexta-feira (31), seis rebocadores da Petrobras, dona do navio-plataforma, fizeram a operação de traslado. A Capitania dos Portos acompanhou a operação.

Nesta manhã, a previsão era que a plataforma ficasse sustentada por seis rebocadores — só depois seria retomado o fundeio.