Petroleiros vendem gás de cozinha barato contra política de preços da Petrobrás sobre GLP e combustíveis

Em Santos e São Sebastião

Os petroleiros em greve nas bases do Litoral Paulista realizaram ações diferentes, nesta quinta-feira (13), com venda de botijões de gás a um preço menor do que do mercado, em Santos e São Sebastião e com Ato Unificado de Greve em Pilões, que envolveu os terceirizados, no terminal de Pilões, em Cubatão.

A campanha contra o alto preço do gás de cozinha e combustíveis começou em São Sebastião, às 8h, com ato dos trabalhadores em greve em frente ao Tebar, onde foram vendidos 100 botijões por R$ 30. Em Santos foram vendidos 150 botijões no período da tarde, a partir das 14h, na sede do sindicato, que recebeu centenas de pessoas, atraídas pela venda do gás a R$ 32.

Os protestos à política de preços exorbitantes dos combustíveis e desinvestimento da Petrobrás, praticados pela direção da empresa, foram realizados também em São José dos Campos, Rio de Janeiro, Caxias, Pernambuco e Paraíba, Rio Grande do Sul, Manaus e Espírito Santo.

Em Salvador, os petroleiros venderam gasolina a R$ 3,50 por litro. Na sexta (14), também haverá venda de combustíveis no Rio Grande do Norte e Ceará. Em Belém, serão vendidos  botijões de gás a R$ 40,00. A ação demarca a adesão do Sindicato dos Petroleiros do PA/AM/MA/AP à greve nacional. Desde o início da greve, os petroleiros já realizaram ações semelhantes no Paraná, em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

A reivindicação por preço justo para o gás de cozinha e combustíveis é uma das bandeiras da greve nacional da categoria, que também envolve a luta pela manutenção de direitos e contra a demissão de aproximadamente mil trabalhadores da Fafen Araucária (PR). Com a iniciativa, os trabalhadores esperam ampliar o debate sobre o tema.

Para reduzir o valor do gás de cozinha e derivados de petróleo, os petroleiros defendem o fim da paridade de preços com a cotação do mercado internacional, a suspensão do que definem como desmonte da companhia (com a venda de ativos, demissões e outras medidas), a diminuição da importação de derivados e a retomada das obras de ampliação das refinarias para atender o mercado interno e gerar emprego.

A campanha do gás a preço justo continua no Litoral Paulista nesta sexta (14), a partir das 7h, também pelo preço de R$ 32.

A greve dos petroleiros segue forte! Estamos na luta!