Demissões na Araucária Hidrogenados são suspensas até 6 de março

Vitória parcial dos petroleiros

Após 18 dias de greve a categoria petroleira obteve uma vitória parcial. As demissões dos trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes do Paraná - Araucária Nitrogenados (ANSA), empresa subsidiária da Petrobrás, foram suspensas até o próximo dia 06 de março.

Em audiência de dissídio coletivo de greve, na tarde desta terça-feira (18), a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT), Rosalie Michaele Baila Batista, decidiu pela suspensão temporária das demissões mantendo apenas o desligamento dos sete trabalhadores que aceitaram aderir ao Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV). Mais  do que a falta de acordo entre as partes, a força da greve nacional petroleira é sem duvidas a principal explicação para a  decisão. A desembargadora também  estipulou uma nova audiência no próximo dia 06 de março.

Os gestores da unidade ofereceram um rol de “vantagens” para tentar manter as demissões, como por exemplo, plano de saúde, médico, odontológico e farmácia por dois anos, mas os representantes do Sindipetro entenderam que a proposta não atende aos anseios dos trabalhadores. Os sindicalistas também exigiram o pagamento dos dias trabalhados que não foram pagos, mas os representantes da empresa alegam que como houve greve não há pagamento.

Nesta quarta-feira (19), a greve petroleira continua e a direção do Sindipetro-LP atualizará a categoria sobre os próximos passos da luta.