Em pleno Covid-19, Petrobrás fecha os olhos para iminentes demissões de terceirizados na RPBC

Absurdo!

Recebemos da gerência da Refinaria de Cubatão a informação de que pouco mais de 50 terceirizados serão demitidos nessa semana e que uma parte terá seus salários reduzidos em 30%. As empresas alegam que as medidas são em virtude do impacto da pandemia do Covid-19 na continuidade dos contratos. Porém, não se trata da única saída.

Desde o início da pandemia, os dirigentes sindicais vêm pontuando a preocupação com a situação da refinaria diante dos impactos do coronavírus, reforçando a necessidade do isolamento social sem qualquer reflexo econômico aos trabalhadores.

Por isso, tem exigido que a direção da Petrobrás, cuja lucratividade lhe possibilita preservar toda a força de trabalho empregada, a adoção de medidas mitigadoras nos contratos para que os petroleiros terceirizados não sejam prejudicados e possam cumprir a quarentena indicada pela OMS, preservando somente os serviços essenciais à continuidade operacional.

Até o momento a direção da Petrobrás se recusa a cumprir o seu papel, deixando aqueles que produzem os seus resultados e lucros à própria sorte. Seguiremos pressionando a empresa e lutando em defesa dos direitos e da saúde de toda a categoria petroleira - próprios e terceirizados. No vídeo, Fábio Mello, diretor do Sindipetro-LP, traça um resumo da situação.