Para ampliar solidariedade, Sindipetro-LP arrecada alimentos para doação

Atenção, categoria petroleira!

Dando sequência às ações solidárias em função do novo coronavírus, o Sindipetro Litoral Paulista está convocando a categoria petroleira a participar ativamente do apoio aos mais impactados pelos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.

Pedimos a todos os petroleiros e petroleiras, sócios ou não do Sindicato, que façam sua doação entregando, na portaria de nossa sede em Santos, materiais e alimentos não perecíveis. Esses produtos irão compor as cestas básicas que serão distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade na Baixada Santista e Litoral Norte.

Para garantir a presença dos principais alimentos que compõe qualquer kit básico de cesta, orientamos que sejam priorizados os seguintes itens: arroz, feijão, oléo, leite, achocolatado e açúcar. Outros itens que pedimos especial atenção são produtos de higiene, como sabonete, pasta de dente, papel higiênico, etc.

Diante da ausência de uma resposta efetiva dos governos para garantir o isolamento social a todos, sem risco de demissões, reduções salariais e retirada de direitos, muitos vivem sob o medo do contágio e da fome. Por isso, é fundamental entrarmos em ação e desenvolvermos todas as formas possíveis de solidariedade às famílias mais vulneráveis de nossa classe nesta pandemia.

Neste sentido, já realizamos algumas ações em parceria com outras entidades. No último dia 30 de abril, em Cubatão, ao lado do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), doamos cestas básicas com alimentos e produtos de higiene no bairro Pilões. No Litoral Norte, em Caraguatatuba, numa ação articulada pelo Fórum Sindical, o Sindicato foi parte da distribuição de cestas básicas e máscaras de proteção para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Compreendendo que o papel do sindicato ultrapassa os interesses imediatos da categoria, consideramos a solidariedade de classe um princípio fundamental de nossa história. Não por acaso, lançamos mão de iniciativas semelhantes com os desabrigados pelas chuvas deste ano, no Guarujá, e também com petroleiros terceirizados que sofreram demissões e calotes no Sistema Petrobrás. E as iniciativas mais bem-sucedidas sempre foram aquelas com a participação ativa da categoria.

Por isso, reforçamos o pedido para que todas as petroleiras e petroleiros de nossa base se engajem nessa campanha. A entrega dos alimentos pode ser feita a qualquer hora, em nossa portaria, cujo funcionamento segue 24 horas por dia, sem interrupção.

Juntos, vamos superar esta crise!
Se puder, #FiqueEmCasa