Lucro de estatais sobe 53% em 2019 na comparação com 2018, diz Ministério da Economia

Ministério da Economia

O lucro líquido das empresas estatais aumentou 53% em 2019 na comparação com 2018, segundo dados do Boletim de Estatais, divulgados na última quinat-feira pelo Ministério da Economia. Ainda de acordo com o ministério, o lucro líquido das estatais passou de R$ 71,3 bilhões para R$ 109,1 bilhões em 2019.

No ano, o número de empresas estatais federais caiu de 209 para 200. Segundo o documento, 46 empresas são de controle direto da União e 154 são de controle indireto.

O número de funcionários caiu 3,7% ao longo do ano passado. Era de 494.919 em 2018 e foi para 476.644 em 2019.

As maiores reduções ocorreram nos Correios, onde foram desligados cerca de 5,9 mil empregados, e no Banco do Brasil, em que foram desligados 4,2 mil trabalhadores.

Segundo o ministério, a queda ocorreu principalmente por causa de Programas de Demissão Voluntária (PDV) e também pela desestatização de algumas empresas.

“Da redução total do quantitativo de pessoal das estatais, cerca de 3.500 posições decorreram das desestatizações do período, e o restante foi, em grande parte, resultado da implementação de programas de desligamento voluntário de empregados – PDVs, cuja estimativa de economia na folha de pagamentos é da ordem de R$ 2,10 bilhões”, afirmou o governo no boletim.

Estatais dependentes do Tesouro

Quando são analisados os números somente das estatais que são dependentes do Tesouro Nacional, houve prejuízo em 2019 na comparação com 2018. Em 2018, havia registrado lucro de R$ 1,1 bilhão. No ano passado, tiverem prejuízo de R$ 1,8 bilhão. Ao todo, 18 estatais são dependentes do Tesouro. Isso significa que dependem de dinheiro da União para funcionarem.

Segundo o secretário de governança das empresas estatais, Ricardo Faria, não é comum que as empresas estatais dependentes tenham lucro e que o resultado positivo pode ocorrer porque essas companhias receberam mais subvenção do Tesouro Nacional do que necessário e, por isso, apresentaram lucro residual no ano passado.

Essas mesmas estatais registraram prejuízos em 2016 (R$ 3,2 bilhões) e em 2017 (RS 2,7 bilhões).