Sindipetro-LP entrega a vereadores estudo que mostra prejuízos com a saída da Petrobrás de Santos

Na Tribuna Cidadã de Santos

Assista o momento da fala do diretor Adaedson Costa na sessão da câmara

A diretoria do Sindipetro-LP esteve nesta terça-feira (21) na Câmara Municipal de Santos para entregar aos vereadores da cidade o estudo sobre os impactos econômicos e sociais da transferência de atividades da Petrobrás da Baixada Santista, apontados na pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).

Na oportunidade, o diretor do sindicato, Adaedson Costa, falou na Tribuna Cidadã sobre o problema e recebeu como contrapartida compromisso de todos os vereadores presentes no plenário e virtualmente, para atuar contra a saída da empresa da região e marcar reunião com o prefeito da cidade e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa. Por duas vezes o sindicato tentou marcar reunião com o Condesb para falar do problema para a região, no entanto nenhuma obteve resposta.

Assista a sessão completa no vídeo abaixo:

O estudo aponta o impacto econômico de R$ 309 milhões por ano que deixará de circular na região somando somente a massa salarial dos 2.100 trabalhadores lotados no prédio administrativo da Petrobrás, no Valongo (Edisa-Valongo). Desse total, R$ 20,85 milhões são a projeção do consumo dos terceirizados.

O estudo considera gastos com aluguel de moradias, alimentação em casa, em bares, padarias, restaurantes etc, transporte público e particular, contratação de serviços, barbearia, escolas, faculdades, e uma gama de empreendimentos que serão afetados com a perda dessas vagas de trabalho ao migrarem para o Rio de Janeiro, para onde a gestão no comando da Petrobrás quer concentrar investimentos.

A saída da Petrobrás da região acarretará problemas não apenas para Santos, mas toda Baixada Santista será impactada se isso se concretizar, como já está acontecendo.

Por isso, o problema deverá ser enfrentado por todos, petroleiros, políticos, empresários e população.

Basta de perdas!
Merecemos mais!