Petrobrás já embolsou R$ 2,1 bilhões nos últimos sete meses com privatização

Rio Grande do Norte

A Petrobrás já embolsou R$ 2,123 bilhões (cerca de US$ 556 milhões) com a venda de campos terrestres e em águas rasas na Bacia Potiguar, situada no Rio Grande do Norte, nos últimos sete meses. Baseando-se na política de desinvestimento da estatal, 46 ativos no RN foram vendidos para a iniciativa privada entre o período de 09 de dezembro de 2019 e 16 de julho de 2020.

Em maio deste ano, a Petrobrás realizou a venda total de sua participação em sete campos onshore do Polo Macau para a 3R Petroleum, que pagou a quantia de R$ 676,8 milhões referente a esses ativos para a estatal.

Já no dia 11 deste mês de julho, foi efetuada a negociação de três campos de águas rasas no Polo Pescada, também no Rio Grande do Norte, para empresa OP Pescada Óleo e Gás por R$ 7,98 milhões. No último dia 16/07, a Petrobrás também finalizou a transferência dos campos de Ponta do Mel e Redonda para a Central Resources, mediante o recebimento de R$ 38,7 milhões.

A maior negociação foi estabelecida em dezembro de 2019, quando a Petrobrás vendeu 100% de sua participação em 34 campos onshore no RN para a empresa Potiguar E&P S.A, subsidiária da Petrorecôncavo S.A., arrecadando um valor de cerca de US$ 356 milhões (R$ 1,4 bilhão na cotação da época).

Segundo a Petrobrás, atualmente estão mantidos 27 ativos terrestres e marítimos no Rio Grande do Norte, o equivalente a 61,42% de redução sobre o número de concessões anterior ao plano de desinvestimento da estatal.

A Petrobrás revelou que já existem tratativas em curso para venda de mais dois ativos marítimos no estado do RN, no entanto, optou por não divulgar os locais.

Fonte: Click Petróleo e Gás