Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho lança material para petroleiros (as)

5ª Edição

Foi lançado nesta terça-feira (18) o quinto informativo da Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho. O objetivo da publicação é contribuir para a prevenção e enfretamento da pandemia pela Covid-19. A proposta do material também é divulgar recomendações e descrições de padrões de segurança e saúde relacionados ao trabalho na indústria de petróleo e gás elaborado pelo Departamento do Trabalho dos EUA, Administração de Saúde e Segurança Operacional (OSHA).

A OSHA trabalha com sindicatos, organizações de comércio e profissionais, organizações religiosas e comunidades de base, instituições comerciais e educacionais para prevenir fatalidades, lesões e doenças nos locais de trabalho.

O boletim destaca que a maioria das tarefas de trabalho do setor de petróleo e gás  está associada a riscos de exposição baixo o médio ao coronavírus na pirâmide de exposição ocupacional da OSHA, a qual pode servir como guia.

Além disso, o periódico orienta medidas de controle da engenharia e setores administrativos e sobre o uso de máscaras no setor de petróleo de gás. Dentre as orientações vale destacar que as máscaras de proteção de tecido ou descartáveis não são consideradas EPIs e não invalidam o uso desse tipo de equipamento.

Rede de informações
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações, para orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2, para subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.

Clique aqui e leia o boletim.

Com informações do site  www.ensp.fiocruz.br