Cipeiros do litoral paulista debatem sobre a pandemia em lives

Debate será por unidades do LP

Em setembro entramos no sexto mês da pandemia por coronavírus no Brasil. Com quase 130 mil mortes por covid-19 e quase quatro milhões de infectados no país, estamos longe de nos livrarmos do vírus. Diante da pressão de diversos setores para o fim do isolamento e retorno normal das atividades, o Sindipetro-LP irá realizar uma série de lives, com a participação dos representantes dos trabalhadores nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades do Litoral Paulista, com o objetivo de debater sobre as medidas de prevenção e controle adotadas pela Petrobrás e da atuação e importância das Cipas durante o período de pandemia. As lives abordam assuntos regionais das bases do LP e uma live nacional, organizada pela FNP.

As lives regionais começaram no dia 1º com representantes da Cipa da UTGCA e das plataformas de Merluza e Mexilhão (veja programação completa dos convidados, datas e horários abaixo).

O convite aos cipeiros para as lives pretende debater com os trabalhadores sobre o problema e identificar os riscos de contaminação com o novo coronavírus nas unidades; divulgar o plano de trabalho da Cipa aos trabalhadores; garantir participação dos cipeiros no combate a pandemia; apresentar as demandas e problemas relacionadas a pandemia; integrar e compartilhar experiências entre as cipas do litoral paulista; valorizar as atividades dos cipeiros eleitos.

Com números tão altos (o Brasil é o segundo no mundo em mortes por coronavírus, ficando atrás apenas dos EUA, que registra mais de 180 mil mortes), precisamos manter a categoria mobilizada e atenta à flexibilização que estados e municípios começam a esboçar, baixando a guarda na prevenção da doença, o que pode gerar uma nova onda de contaminação no país.

Ação contra o coronavírus só avançou com atuação dos sindicatos e cipas
O início da pandemia no sistema Petrobrás foi marcado pela falta de resposta rápida na contenção do vírus. Se por um lado a Petrobrás doou, logo nos primeiro dias da doença no Brasil, 600 mil testes de covid-19 para o SUS, em suas unidades a empresa descuidou nas precauções, causando contaminação em massa. Somente depois de muita luta dos sindicatos e cipas a empresa finalmente passou a realizar testagem nos trabalhadores, que de imediato identificou dezenas de pessoas infectadas pelo vírus.

Na RPBC, a doença acometeu metade do efetivo de um único grupo de turno de cerca de 70 trabalhadores. Dentre os infectados, perdemos o companheiro Antonio Carcavalli. Carcavalli era membro da Cipa da refinaria e foi uma das pessoas que mais brigou com a empresa, cobrando álcool em gel, higienização dos ambientes e que introduziu o uso da máscara de pano, antes mesmo de ser comprovada a eficiência e indicado o uso obrigatório em locais públicos. Infelizmente a negligência dos gestores da refinaria custou a vida do “Xerife”, como era conhecido na unidade, porém seu exemplo inspirou a categoria que passou a exigir melhores condições de trabalho e de um combate eficiente ao coronavírus.

Para cumprir a missão de defender a saúde do trabalhador, todos devem estar atentos aos debates e munidos de informações para cobrar da empresa medidas enérgicas contra o avanço da doença nas unidades. Para isso precisamos formar frentes que atuem na defesa da saúde dos trabalhadores e as Cipas são fundamentais no dia a dia nas unidades e imprescindíveis no combate a pandemia.

Participe das lives, tire suas dúvidas e nos ajude no combate ao coronavírus usando os EPIs, mantendo o distanciamento e principalmente, denunciando os desvios no sistema Petrobrás.

Veja a programação completas das lives e os participantes convidados:

Live 2 - Dia 04/09 às 17h (sexta-feira)

Live com os cipeiros da RPBC, Termoelétrica Euzébio Rocha e Edisa Valongo
Cesar Augusto - Vice presidente da Cipa na RPBC
Sidney Rocha – Vice presidente da cipa na UTE-EZR
Anderson Mancuso – Vice presidente da cipa no Edisa Valongo

Live 3 - dia 09/09, 18h (quarta-feira)
Live com os cipeiros dos terminais Transpetro da Alemo, Tebar e Pilões
Marcos Rosa -  Vice presidente da Cipa na  Alemoa
André França - Vice presidente d Cipa no TEBAR
Vicytor Martino - Vice presidente da Cipa em Pilões

LIVE 4 - Dia 11/09, 17h (sexta-feira)
Live com os cipeiros da Plataformas do pré-sal
Marlos – Cipeiro eleito da P-66
Magno – Cipeiro eleito da P-67
Renivan – Cipeiro eleito da P-68
Marlon – Cipeiro eleito da P-69
Joaci – Cipeiro eleito da P-70

LIVE da FNP Dia 17/09, 18h- Seis meses de pandemia
Convidados:
José Augusto Pina – pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) –Fiocruz
Doutor Danilo Costa – Professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Doutora Maria Maeno – Pesquisadora da Fundacentro

Os debates serão mediados por Marcelo Juvenal Vasco, diretor do Sindipetro-LP e secretário de saúde e segurança da FNP.