Petrobrás atinge marca história de produção de petróleo no Campo de Tupi

Bacia de Santos

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (28), a Petrobrás afirmou que alcançou uma produção acumulada de 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em julho deste ano, no campo de Tupi, situado no pré-sal da Bacia de Santos. A estatal é operadora do ativo com 65% de participação, em parceria com a Shell Brasil Petróleo Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%).

Antigamente conhecido como campo de Lula, Tupi teve seu nome alterado por decisão judicial de 7 de julho de 2020, em ação popular, que determinou a anulação da denominação da área de Tupi como campo de Lula.

A concessão iniciou a produção do seu primeiro sistema definitivo em 2010, com a operação do FPSO Cidade de Angra do Reis, e é atualmente o maior campo produtor de petróleo e gás no país.

Segundo a Petrobrás, esse recorde ocorre no mesmo ano em que se comemora 20 anos da assinatura do contrato de concessão do bloco BM-S-11, onde o ativo está localizado, a 230 km da costa do estado do Rio de Janeiro.

A Petrobrás também destacou o desenvolvimento de tecnologias e inovações que permitiram a produção de petróleo nos campos do pré-sal, como Tupi, enfatizando a parceria com instituições de pesquisa e empresas parceiras e fornecedores.

A estatal também informou que busca desenvolver projetos e técnicas, juntamente com seus parceiros do bloco BM-S-11, visando a revitalização do campo ainda antes do início do seu declínio, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de petróleo e gás do ativo, permitindo criar valor por meio do aumento da eficiência das operações.

Fonte: Click Petróleo e Gás