Petrobrás se compromete a devolver 100% dos valores relativos ao Benefício Farmácia, descontados em janeiro

Após reunião com a FNP

Nesta segunda-feira (8) a diretoria do Sindipetro-LP e FNP se reuniu com o RH da Petrobrás, para retomar os debates sobre os descontos absurdos referente à AMS e Benefício Farmácia, que deixou cerca de cinco mil assistidos quase sem salário neste início de ano.

Durante a reunião, a empresa reafirmou a devolução de 60% das cobranças indevidas na próxima quarta-feira (10) e que devolverá os 40% restantes até o adiantamento de março de 2021, totalizando a devolução de 100 % do que foi cobrado.

A Petrobrás irá suspender temporariamente a cobrança do saldo devedor do Benefício Farmácia, responsável por parte das cobranças indevidas. No entanto, é importante destacar que os valores referentes a novas compras serão cobrados normalmente nos próximos vencimentos.

O sindicato propôs também que em casos de doenças graves, quando o assistido se encontra fragilizado, os custos com Benefício Farmácia não sejam cobrados imediatamente e que também sejam parcelados, para não correr o risco de haver redução salarial.

A empresa reconheceu que as informações sobre as cobranças não ficaram claras e se comprometeu a criar uma equipe interna para analisar cada um dos descontos, caso a caso, para que o participante saiba ao certo o quanto deve.

O RH afirmou que a retomada das cobranças do saldo devedor ocorrerá após a conclusão dos trabalhos da equipe da TIC, com aviso prévio 30 dias antes da cobrança, e dependendo do caso, de forma parcelada.

O RH disse ainda que em breve irá se pronunciar quanto aos beneficiários que pagaram o saldo devedor via boleto bancário. Para o jurídico da FNP, a melhor forma seria cancelar todos os boletos do dia 10 e emitir novos, sem os passivos de saldo devedor e com data de pagamento estendida.

O Sindipetro-LP estará acompanhando os desdobramentos desse processo, lutando para que os prejuízos de um ACT ruim não prejudiquem ainda mais a categoria, principalmente os aposentados e pensionistas.