Trabalhadores decidem em assembleia a situação da parada de manutenção e redução do efetivo do SMS

RPBC

No período compreendido entre 11 a 16 de fevereiro os trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, irão deliberar, através de assembleias, sobre o desdobramento da reunião do Sindicato com RH da RPBC que irá tratar da imposição de condições durante a parada de manutenção, redução do quadro mínimo do SMS e aprovação de mobilização ou greve.

Há muito tempo a situação da unidade vem beirando o caos e cada dia os gestores da refinaria pioram ainda mais o quadro. Diante disso, os dirigentes do Sindipetro-LP enviaram oficio gerência da RPBC solicitando reunião, que acontece nesta quinta (11), para resolver os seguintes pontos:

- Falta de segurança durante a descontaminação, acompanhamento de trabalhos críticos e condicionamento dos equipamentos devido efetivo operacional estar menor em relação às paradas anteriores;

- Da carga de trabalho excessiva com jornadas de trabalho de 6 dias e folga remunerada de somente 1 dia, em horários diurnos e noturnos;

- Da grande quantidade de serviços de manutenção a serem acompanhados mediante riscos de acidentes;

- A realização de horas extras para trabalhos excepcionais com tratamento a ser dado por acúmulo em banco de horas;

- Falta de medidas de prevenção ao novo coronavírus e aglomeração excessiva de trabalhadores na unidade em meio ao pico da 2° onda de contaminação.

Além disso, o documento cobra a “redução do número referência de técnicos de segurança do turno, reduzindo de seis para cinco técnicos”. A decisão de retirar um trabalhador do SMS, por turno, foi feita de forma unilateral, sem a devida comunicação e não foi apresentado nenhum estudo que comprove que a medida não coloca as unidades de refino, a comunidade no entorno e a vida dos trabalhadores em risco.

Vale destacar, que é importante a participação de todos os trabalhadores. As assembleias acontecem na porta da RPBC. Confira abaixo o calendário de votação

Dia 11 às 19h – G5

Dia 12 às 7h – G2