Dobras excessivas só se resolvem com novas contratações no Sistema Petrobrás

Falta de efetivo

As últimas manobras da empresa para reduzir os impactos na produção da falta de efetivo comprovam o que o sindicato vem dizendo há anos: os problemas de horas extras e dobras excessivas só irão ser resolvidos quando a Petrobrás realizar novos concursos públicos.

As dobras excessivas, resultantes da falta de efetivo, foram comprovadas pelo Ministério Público do Trabalho, que esteve na refinaria e verificou as denúncias do sindicato e trabalhadores.

Somente neste início de anos denunciamos o “remanejamento” de supervisor de área para operar uma unidade por falta de efetivo; vimos a empresa forçar a modificação do THM para ter um suposto respiro durante a parada de manutenção da RPBC/UTE; tivemos férias marcadas canceladas pela empresa; postergação da saída do pessoal pelo PDV e uma série de arbitrariedades que somente causam descontentamento nos trabalhadores, além de problemas de saúde, pois de nada resolvem a falta de efetivo.

Qualquer medida que fuja a realização de concursos para reposição imediata do grande número de trabalhadores que estão saindo pelo PDV irá somente tapar o sol com a peneira, é preciso que a Petrobrás volte a contratar, ou quem pagará, como tem ocorrido, é o trabalhador. São muitos casos de afastamento por estresse, sobrecarga de trabalho, depressão, síndrome do pânico e uma série de doenças psicossomáticas que contribuem para o já prejudicado quadro de efetivo na refinaria e demais unidades do sistema Petrobrás, pois todas sofrem, em maior ou menor grau, a falta de trabalhadores para manter a rotina complexa e perigosa que nossas plantas comportam.

A vitória da categoria em manter a equipe de técnicos de segurança com seis pessoas e o recuo da empresa em modificar o THM durante a parada de manutenção da RPBC foi uma grande conquista para a luta dos trabalhadores. Provamos que com união e mobilização conseguimos alcançar nossos objetivos.

Sigamos mobilizados, lutando pela efetiva reposição dos quadros de empregados da refinaria e demais unidades do litoral paulista por concurso público!