“Gata” entra fazendo a farra e diz que não vai pagar salários de trabalhadores da UTGCA

Mais um calote

A velha história de rei morto, rei posto tem sido a nova “moda” das empresas terceirizadas na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba.

O Sindipetro-LP recebeu mais uma denúncia dos trabalhadores que prestam serviços para a empresa Liga, que veio substituir outra velha conhecida do Sindicato – a G&E Engenharia. A chefia dessa “gata” informou que não efetuará o pagamento do salário da força de trabalho. O motivo é que a empresa está com as contas bancárias bloqueadas por ordem da Justiça. Um tremendo disparate! Isso não deve ter acontecido nem ontem e nem hoje e provavelmente quando a empresa conseguiu essa “boquinha” na UTGCA já sabia desse problema.

Vale lembrar que a maioria desses trabalhadores são os mesmos que ainda não receberam a indenização das verbas rescisórias do final de contrato da G&E Engenharia. A grande questão que fica no ar é: será que durante o processo de licitação esse entrave jurídico não apareceu?

A situação beira o caos. Os terceirizados já estão sem as verbas rescisórias do antigo contrato e agora sabem que irão trabalhar sem receber um centavo. Como esses pais de família vão ter condições psicológicas e emocionais para trabalhar? O risco de acidente é iminente frente a essa situação de pressão em que os trabalhadores estão sendo submetidos. Qualquer passo em falso pode colocar a planta e a comunidade em torno da UTGCA em risco.

Se vangloriar dos "bons" índices da UTGCA, das regras de ouro, dos fatores humanos é fácil. O que queremos saber é se vão colocar isso em prática. Trabalhar de graça é caridade!  E as contas? E a fome?

Os gerentes da unidade não podem se eximir dessa responsabilidade. O sindicato entrou em contato com a gerência da UTGCA e da manutenção e segundo os gestores, estão tomando medidas administrativas a respeito, porém a situação é urgente, quem tem fome tem pressa!